NotíciasRio Grande do Sul

Pássaros silvestres são apreendidos em São Leopoldo

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo, apreendeu 19 pássaros silvestres que estavam mantidos em cativeiro de forma irregular no bairro Campestre. A ação ocorreu ontem (27), após o GDA receber uma denúncia anônima. Foram resgatados aves das espécies canário da terra, trinca-ferro, cardeal, azulão e cravina. O morador foi notificado e as espécies foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Porto Alegre.

Já na quarta-feira, 28, o GDA em parceria com equipes de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) resgatou mais 14 pássaros da espécie trinca-ferro, canário da terra, coleirinho, azulão, sanhaço-frade e tupi na Vila União, bairro Scharlau. As aves também foram encaminhadas para o Cetas, e o morador notificado.

O inspetor responsável do GDA, Nilton César de Oliveira, alerta sobre manter pássaros silvestres presos em cativeiro. “Essa prática é prejudicial ao meio ambiente, não devemos manter animais silvestres presos sem a devida autorização”, enfatizou. Ainda conforme o inspetor, a Lei Nº 9.605 estabelece que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente é considerado crime. As multas com relação a manter pássaros silvestres em cativeiro podem variar de 50 a 500 UPMs. O valor da UPM em São Leopoldo para o ano de 2019 é R$ 3,72.

Denúncias
A comunidade pode colaborar denunciando infrações deste tipo através do número 156, da Ouvidoria Municipal, ou através do 153 GCM.

Cetas IBAMA
Os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebem animais silvestres por entrega voluntária, resgate ou oriundos de apreensão de fiscalização. Após um período de recuperação esses animais são devolvidos ao seu habitat por meio de soltura ou encaminhamento para empreendimentos de fauna devidamente autorizados.

Botão Voltar ao topo