Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves terá curso de Extensão em Turismo

Uma parceria entre o Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e de Educação, possibilitou a vinda do Curso de Extensão Educação em Turismo ao Município. O lançamento oficial é dia 4 de setembro, às 19h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lóris Pasquali Reali, no Vale dos Vinhedos.

O Projeto do Curso contempla estudantes dos 8° e 9° anos da Escola Lóris Reali, com duração de seis meses. As aulas serão ministradas nas dependências da Escola.

Segundo o IFRS, a atividade objetiva iniciar os estudos de educação turística, fornecendo ferramentas necessárias para as práxis cotidianas que envolvam o turismo e a hospitalidade visto como atividade importante para o desenvolvimento socioeconômico de Bento Gonçalves.

“A expansão e consolidação do turismo em nosso município depende do envolvimento de toda a população que aqui mora e/ou trabalha. A ação inicia em uma escola situada no Vale dos Vinhedos, principal destino turístico do município. Assim, os estudantes que moram no Vale e tem contato direto com os turistas, poderão prestar informações mais qualificadas sobre nossa história, cultura, valorização da paisagem, entre outros temas, além de vislumbrar oportunidades que o turismo pode trazer no futuro”, destaca a diretora-geral do Instituto, Soeni Bellé.

O turismo em Bento tem se consolidado a cada ano, atraindo milhões de visitantes. Para o secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto, esta é uma grande oportunidade. “A atividade turística continua sendo um fator importante para o desenvolvimento do Município. Queremos que os nossos estudantes deem continuidade ao trabalho realizado, eles são o nosso presente, mas também são o nosso futuro. Que eles se tornem disseminadores desse conhecimento em suas comunidades”, ressalta.

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, reitera que através dessa aprendizagem os estudantes estarão preparados para receber bem e interagir com os visitantes. “O Curso “Educação para o Turismo” é uma grande oportunidade para que os alunos entendam e se conscientizem sobre a importância de valorizar e conhecer nossa história e o que Bento Gonçalves oferece para os visitantes”, diz.

Botão Voltar ao topo