Rio Grande do Sul

Santa Maria: Semana da Pátria abre com acendimento do Fogo Simbólico

Representantes de entidades civis e militares participaram, na manhã deste domingo, da cerimônia de Abertura da Semana da Pátria 2019 em Santa Maria. Na Praça Saldanha Marinho, muitas pessoas foram prestar homenagens em uma das tradicionais comemorações dos 197 anos da Independência do Brasil. O prefeito Jorge Pozzobom e o vice Sérgio Cechin receberam o Fogo Simbólico da Pátria, que foi transportado do Hospital Geral de Santa Maria – Hospital Militar até a Praça em uma comitiva.

“Por meio dessas manifestações, demonstramos com muita força a importância que é celebrar a Pátria, principalmente em nosso Município, que tem o segundo maior contingente militar do Brasil. Também mostramos que o Exército tem muita importância na formação dos nossos estudantes. Por isso, elencamos a Educação como prioridade do nosso Governo”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom, que realizou o acendimento da pira e o hasteamento da bandeira de Santa Maria.

Prefeito Jorge Pozzobom realizou o acendimento da pira, na Praça Saldanha Marinho – Fotos: João Alves

O Fogo Simbólico da Pátria ficará na Praça Saldanha Marinho sob vigília de escoteiros e militares até o próximo dia 7, quando será deslocado para a Avenida Medianeira, onde ocorrerá o desfile cívico-militar (programação abaixo). Para o general Mauro Sinott Lopes, comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), o momento é de elevação do pensamento pela história do Brasil por meio dos valores e tradições da Pátria.

Desde 20 de agosto, o Fogo Simbólico da Pátria permanecia no Hospital Geral de Santa Maria – Hospital Militar porque a instituição de saúde é uma das homenageadas em função dos 100 anos de prestação de serviços. Também são homenageados institucionais locais deste ano a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), que completa 80 anos de fundação, e o Parque Natural Municipal dos Morros.

Os destaques locais da edição deste ano são o Instituto São José e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, que completa sete décadas de fundação em 2019. O homenageado local da Semana da Pátria é o escritor Humberto Gabbi Zanatta, que morreu em dezembro do ano passado. A Bandeira do Brasil é o tema nacional da edição deste ano e o Parque Histórico Marechal Manoel Luiz Osório é o tema regional. Em caráter local, o tema da Semana da Pátria 2019 é a Sustentabilidade, e o slogan é “Pátria Amada Sustentável: Eu, Tu, Nós, Juntos!”.

A cerimônia de Abertura da Semana da Pátria 2019 em Santa Maria também contou com o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, com a secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Marta Zanella, com a secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, com a Controladora Geral do Município, Carolina Lisowsky, com a presidente da Câmara de Vereadores, Cida Brizola, e com a vereadora Lorena dos Santos. Ainda, estavam presentes representantes de entidades militares e das instituições homenageadas, além de grupos de escoteiros.

Semana da Pátria 2019

Destaques
– Tema nacional: Bandeira do Brasil
– Tema regional: Parque Histórico Marechal Manoel Luiz Osório

Homenageados
– Tema: Sustentabilidade
– Slogan: Pátria Amada Sustentável: Eu, Tu, Nós, Juntos!
– Destaques locais: Instituto São José e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias
– Homenageado local: Humberto Gabbi Zanatta
– Homenageados institucionais: 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Hospital Geral de Santa Maria – Hospital Militar e Parque Natural Municipal dos Morros

Programação

Solenidade alusiva à Semana da Pátria
– Dia: 3 de setembro
– Hora: 8h
– Local: Câmara de Vereadores

Desfile Cívico-Militar
– Dia: 7 de setembro
– Hora: 8h (hasteamento das bandeiras) e 8h30min (início do desfile)
– Local: Avenida Nossa Senhora Medianeira

Jantar Baile da Independência
– Dia: 7 de setembro
– Hora: 20h30min
– Local: Avenida Tênis Clube

Botão Voltar ao topo