Rio Grande do Sul

Desconto: IPTU Sustentável pode ser requerido online em Farroupilha

Nada mais sustentável do que otimizar processos diminuindo a necessidade do uso de papel ou combustível no deslocamento até a prefeitura. Após um grande trabalho de desburocratização e processos iniciado ainda em 2014, a Administração vem oferecendo soluções rápidas e eficazes para a população.

Mais uma delas foi anunciada na manhã desta terça-feira, 03. A partir de agora, a solicitação para avaliação do IPTU Sustentável pode ser feita online, através do Portal de Serviços da Prefeitura. A novidade proporciona ainda mais agilidade e economia para a população e reforça que a cidade está no caminho para se tornar 100% digital.

Assim como o alvará digital, onde as empresas podem fazer o processo totalmente online, agora toda a população pode requerer os descontos do IPTU Sustentável através do site.

O Secretário de Planejamento, Gabriel Bianchet Tavares explicou que os requerimentos passam a ser aceitos via internet, mas ainda são aceitos fisicamente na prefeitura. “No futuro, quando toda a população tiver o costume de utilizar o serviço virtual, será possível deixar o processo somente online”, disse.

O IPTU Sustentável é uma iniciativa do governo municipal que oferece desconto para propriedades que apresentem ações sustentáveis, aprovadas em audiência pública pela população. O vereador Deivid Argenta, que foi um dos idealizadores do projeto quando secretário da pasta, destacou que, atualmente, em Farroupilha, pelo menos 90% da população já pode ter desconto em pelo menos um dos itens da lei: a fachada do imóvel em boas condições.

Na ocasião, o prefeito Claiton ressaltou que esse é um benefício para todos “Diferente de outros descontos já disponibilizados em função de doenças ou outros fatores, nesse caso basta a preocupação de cada cidadão com ações sustentáveis”, finalizou.

Para ser válido já em 2020, o requerimento para desconto deve ser apresentado até dia 30 de setembro. Uma vez aprovado, o abono de até 15% vale por 3 anos. Ainda é possível apresentar um novo requerimento comprovando mais ações nos anos seguintes.

Conheça as regras, ações que garantem o desconto e mais informações nos links:

https://farroupilha.rs.gov.br/prefeitura/planejamento/iptu-sustentavel-online/
https://farroupilha.rs.gov.br/prefeitura/planejamento/iptu_sustentavel/

Botão Voltar ao topo