Rio Grande do Sul

Alegrete protocola projeto de lei que concede incentivo fiscal para parques eólicos

Na manhã de ontem (4) foi protocolado o projeto de lei que concede incentivo fiscal para implantação, ampliação e manutenção de parques eólicos em Alegrete. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Jesse Trindade, o procurador geral do município, José Rubens Rosa Pillar e o diretor de Inovação e tecnologia da SEDETUR, Alex de Souza, entregaram ao presidente da Câmara, vereador Cleo Trindade, o projeto que estava em discussão há mais de um ano e foi elaborado pelo Comitê Pró-Energias Renováveis juntamente com as secretarias municipais, empresários, produtores rurais e universidades.

Em 2014 foi criado o Atlas de Potencial Eólico do RS, onde ficou constatado que Alegrete tem um dos maiores potencias eólicos do Estado, ainda inexplorado. O projeto de lei visa incentivar a exploração deste potencial em nosso município, a exemplo do que já fazem os municípios vizinhos de Uruguaiana e Quaraí.

De acordo com o secretário Jesse Trindade Santos, a implantação de parques eólicos comprovadamente traz um incremento de retorno de ICMS, além de gerar inúmeros empregos diretos e indiretos, renda e desenvolvimento econômico do município.

O projeto segue agora para análise das comissões de Constituição, Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e Serviços Públicos e Desenvolvimento, antes de ir para votação.

Botão Voltar ao topo