Rio Grande do Sul

Sábado com Saúde Mental alusivo ao Setembro Amarelo em Esteio

Uma nova edição do Sábado com Saúde Mental ocorrerá no dia 14 de setembro, das 8h30 ao meio-dia, no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar). Organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps – AD), a reunião terá a temática “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio e Dependência Química”. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail capasadesteio@gmail.com ou pelo telefone 3473-7111, até o dia 13 de setembro.

Ainda em alusão ao Setembro Amarelo, o Caps AD (Rua Dom Pedro, 238) realizará na segunda-feira (9) um dia de ações de cuidado, beleza e saúde para usuários e seus familiares. O tema suicídio também será abordado em atividades no Caps-i (Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 122), no dia 11 de setembro, às 14h, e no Caps II (Rua Santo Amaro, 25), em 25 de setembro, às 13h.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é garantir mais visibilidade à causa, quebrando tabus, compartilhando informações, estimulando diálogos e conscientizando, uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.

Sábado com Saúde Mental
Quando: 14 de setembro
Local: Salão Nobre da Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar)
Inscrições: pelo e-mail capasadesteio@gmail.com ou pelo telefone 3473-7111, até o dia 13 de setembro.

Setembro Amarelo
Dia da Beleza e do cuidado
Quando: Segunda-feira (9)
Local: Caps AD (Rua Dom Pedro, 238)

Palestra sobre Setembro Amarelo
Quando: 11 de setembro, às 14h
Local: Caps I (Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 122)

Roda de conversa sobre Setembro Amarelo
Quando: 25 de setembro, às 13h
Local: Caps II (Rua Santo Amaro, 25)

Botão Voltar ao topo