NotíciasRio Grande do Sul

Seriema ferida é resgatada no bairro Scharlau em São Leopoldo

Na quinta-feira, 5 de setembro, o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), da Guarda Civil Municipal (GCM) fez o resgate de uma seriema, no bairro Scharlau. Uma moradora de uma chácara da região avistou a ave após ela ter prendido a perna em um moirão de uma cerca. O animal acabou quebrando a perna ao tentar se soltar.
Após o resgate, a ave foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Porto Alegre. Lá, os técnicos verificaram que a seriema necessitaria de uma cirurgia na perna, então eles enviaram o animal para o Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS.

Seriema
A seriema (Cariama cristata) possui plumagem cinza-amarelada com finas riscas escuras, abdômen um pouco mais claro, bico e pernas vermelhos. Tem a crista formada por um tufo de penas longas, com cerca de 12 centímetros. É uma das poucas aves que possuem pestanas. Atinge uma altura média de 70 centímetros, podendo chegar a 90 centímetros de comprimento e pesar até 1,4 quilo. Sua alimentação é semelhante à de um gavião, comendo desde insetos até pequenos vertebrados, como roedores e pequenos répteis.

Cetas IBAMA
Os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebem animais silvestres por entrega voluntária, resgate ou oriundos de apreensão de fiscalização. Após um período de recuperação esses animais são devolvidos ao seu habitat por meio de soltura ou encaminhamento para empreendimentos de fauna devidamente autorizados.

Botão Voltar ao topo