O prefeito Daniel Guerra entregou, na tarde desta sexta-feira (06/09), 16 novas motocicletas para a prestação de serviços à comunidade nas áreas de saúde, segurança e trânsito em Caxias do Sul. O investimento na aquisição dos equipamentos supera R$ 430 mil. São nove motocicletas para os agentes da Fiscalização de Trânsito, seis para a Guarda Municipal (GM) e uma motolância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A entrega oficial dos veículos, que já estão prontos para uso, foi feita no largo do Centro Administrativo. O investimento vem de recursos próprios do Município e do pagamento de multas de trânsito.
Durante a entrega, o chefe do Executivo conferiu o funcionamento das motos e conversou com os servidores que utilizarão os equipamentos. O prefeito elogiou a qualidade das aquisições e reforçou o compromisso com a aplicação certeira dos recursos públicos. “Este dia é especial pela valorização dos nossos servidores. Neste ato, queremos demonstrar que, mesmo com desafios, não ficamos reclamando que não tínhamos dinheiro. Todos colaboraram e tiveram compreensão com isso. É a primeira vez que terão motos potentes, com segurança, pois não abrimos mão disso. Os servidores estão sempre lidando com estresse, urgência e emergência, resposta rápida. Eles precisam chegar com segurança, isso é o mais importante”, salientou o prefeito.
As motos foram compradas por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), responsável pela análise de mercado, a especificação técnica dos modelos e os dispositivos para a contratação, bem como o acompanhamento e fiscalização do material recebido. Todo o trabalho foi conduzido pelo setor de Gerência de Frota, composto por engenheiros mecânicos. “São motocicletas que dispõem de itens de segurança, como freio ABS, além de garantia estendida, pacote de revisões e seguro. Elas possuem capacidade de utilização tanto no asfalto quanto em estradas de chão, garantindo uma melhor mobilidade para os serviços da prefeitura”, explica Leandro Pavan, engenheiro titular da Smosp.
Para o secretário da Saúde, Júlio Freitas, a motolância (XRE 300 – ABS) é importante para dar mais agilidade aos atendimentos. “Esse veículo garante uma chegada rápida à vítima em situação de emergência, dando apoio para a chegada da UTI móvel. Além disso, pode ser utilizado para abrir caminho para as ambulâncias em situação de necessidade”, explica. Em fevereiro deste ano, o prefeito Daniel Guerra renovou a frota completa de ambulâncias ao entregar nove veículos novos, sendo cinco para o Samu e quatro para o setor de Transporte de Apoio.
Além de darem mais segurança e qualidade aos serviços, as aquisições garantem economia em manutenção de unidades antigas. A Smosp entrega as motos com seguro, sistema de rastreamento, chip de identificação do condutor, cartão de abastecimento e complementação de acessórios, além de, no dia a dia, responsabilizar-se pelas manutenções, com o setor de mecânica, e pelos abastecimentos.