NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul: cursos de mecânica para mulheres e superação do medo de dirigir

Capacitações são gratuitas e voltadas para pessoas habilitadas ou não

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul (SMTTM) está com inscrições abertas para três cursos de mecânica básica de veículos para mulheres, motociclistas e de superação para pessoas com medo de dirigir. As atividades são gratuitas, voltadas para motoristas habilitados ou não e os participantes recebem certificados no término do curso. Somente neste ano, cerca de 100 pessoas já participaram das capacitações oferecidas pela unidade.

O primeiro curso agendado é o Superando o Medo de Dirigir, que será realizado no dia 23/09 (segunda-feira), às 18h30. A atividade é conduzida pelo psicólogo William Fiuza e acompanhada pelos agentes de trânsito. A ação busca contribuir com quem tem dificuldade em dirigir, buscando minimizar o número de pessoas que dirigem com medo e incentivando condutores com barreiras, medo ou fobia de conduzirem seus veículos nas ruas.

No dia seguinte, na terça-feira (24/09), também às 18h30, será a vez dos motociclistas receberem instruções de mecânica e segurança no curso Mecânica de Capacete. O projeto visa ao conhecimento e dicas de manutenção para os mais diferentes modelos de motos, além de instruções sobre conduta no trânsito.

Por fim, no dia 1º de outubro, terça-feira, às 18h30, a SMTTM realiza o tradicional curso Mecânica de Batom. A atividade é realizada há mais de 15 anos pela pasta. Voltado às mulheres, condutoras ou não, o curso é de mecânica básica com aula teórica e prática, onde são revisados e repassados conteúdos como troca de pneus, calibragem correta dos pneus, orientações para detectar problemas elétricos e mecânicos, bem como dicas para direção preventiva. A SMTTM também realiza uma edição do curso voltada aos homens, que será programada para novembro.

De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito da SMTTM, fiscal Joelson Queiroz, os cursos de capacitação são oportunidades positivas de aproximação da comunidade com os agentes de trânsito, além de funcionar como um espaço para disseminar orientações seguras.

“Nosso desafio é sempre atrair novos públicos. Criamos o Mecânica de Capacete, que é uma ação voltada ao motociclista, um importante personagem do trânsito que está cada vez mais vulnerável e precisa ser conscientizado. Também notamos muita procura pelo Superando o Medo de Dirigir, com lista de espera, que mostra que as pessoas estão preocupadas com a sua performance no comando de um veículo”, afirmou.
Como se inscrever
Todas as capacitações serão realizadas no auditório da SMTTM, que fica localizada na rua Moreira César, nº 1.666, no bairro Pio X. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (54) 3290.3955 ou (54) 3290.3956 ou pelo e-mail escolatransito@caxias.rs.gov.br.

Botão Voltar ao topo