Santa CatarinaSaúde

Conheça a ansiedade cardíaca e como tratar suas causas

O estresse faz parte da vida da maior parte das pessoas, por isso é muito comum o desenvolvimento de transtornos e distúrbios de ansiedade. O problema, que é psicológico e deve ser acompanhado por especialistas, pode afetar a saúde física e provocar ansiedade cardíaca, além de outros males.

De acordo com doutor Diego Gaia, coordenador de Cardiologia do Hospital Santa Catarina, a ansiedade cardíaca pode ser caracterizada por sensações de mal-estar ou dores frequentes no peito, mesmo sem que haja uma alteração física ou uma doença que justifique os sintomas. Segundo ele, essas sensações podem se agravar quando a pessoa começa a acreditar que tem um problema cardíaco, mesmo que não tenha, e desenvolve um medo muito grande.

“É importante que a pessoa, ao chegar em um hospital para fazer exames para investigar as dores ou o mal-estar, mesmo em situações de emergência, realize um questionário para avaliar o nível de ansiedade. Muitas vezes, o paciente acaba desenvolvendo problemas cardíacos em razão de seu comprometimento psicológico”, diz o especialista. Em cardiopatas pode acontecer de o problema ser potencializado por conta dessa ansiedade, o que é preocupante.

A ansiedade pode provocar uma série de sintomas no organismo, como aceleramento dos batimentos cardíacos, hipertensão arterial, diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, obesidade e diabetes. Há riscos, ainda, de ocasionar tonturas por conta do aparecimento de arritmias. “O mais importante é que as pessoas sempre procurem o médico quando sentirem qualquer mal-estar, mas não devem se autodiagnosticar, pois é justamente isso que pode agravar o quadro e provocar mais problemas”, finaliza.

Botão Voltar ao topo