Rio Grande do SulSanta Catarina

Professores de Santa Maria vão para Ouro Preto participar de evento da Unesco

Professores e Secretaria de Educação integram a comitiva formada por 49 educadores das escolas certificadas e em processo de adesão ao programa

Santa Maria é uma das cidades gaúchas que mais têm instituições ligadas ao Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco). No total, 9 escolas – sendo 8 da Rede Municipal de Ensino – integram a organização internacional. Para garantir ainda mais qualificação e ensinamentos, uma comitiva de 49 pessoas das escolas certificadas no Município irá para Ouro Preto, Minas Gerais, onde participarão do Encontro Nacional Rede Pea-Unesco 2019.

As atividades na cidade mineira começam na quarta-feira (11) e se estendem até sexta-feira (13). Além das escolas certificadas, também participarão as instituições candidatas ao selo internacional. A Secretária de Município de Educação, Lúcia Madruga, a superintendente pedagógica, Gisele Bauer Mahmud, e a coordenadora do programa na Secretaria, Elhonara Diniz Ribeiro, também embarcam para Minas Gerais.

Ao longo dos três dias, várias atividades vão integrar a programação. Dentre elas, está a cerimônia de entrega de placas de identidade Rede PEA para as escolas públicas e do Certificado de Adesão para as escolas associadas em 2018. Professores que integram a comitiva de Santa Maria também participarão de formações, cursos e oficinas durante o evento.

“Santa Maria tem um trabalho forte, reconhecido internacionalmente. Vamos a Ouro Preto trocar experiências, qualificar ainda mais os educadores e garantir que outras escolas do Município também se associem à Rede PEA”, destacou Elhonara.

A Coordenação Nacional da Rede PEA no Brasil escolheu Ouro Preto como sede do Encontro das Escolas Associadas neste ano, já que a cidade tem riquíssima cultura, história e educação, que se misturam para criar um ambiente ideal para o encontro das escolas de todo o país. Ressalta-se que Ouro Preto é mundialmente conhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Em 2018, no encontro nacional de 2018, em Salvador, na Bahia, 8 escolas de Santa Maria receberam o certificado, somando-se à Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Borges de Medeiros, que já havia conquistado o selo em 2017.

Escolas da Rede Municipal de Ensino Certificadas
– EMEF Perpétuo Socorro
– EMEF José Paim de Oliveira
– EMEF Altina Teixeira
– EMEF Pão dos Pobres
– EMEF Vicente Farencena
– EMEF Chácara das Flores
– EMEF Intendente Manoel Ribas
– EMEI Borges de Medeiros

Escola da Rede Privada Certificada
– Escola Santa Catarina

Escolas em Processo de Adesão ao PEA-Unesco 2019
– Divina Providência
– EMEF Renato Nocchi Zimmermann
– EMEF Tenente João Pedro Menna Barreto
– Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação Farroupilha – campus Júlio de Castilhos (faz adesão por Santa Maria)
– CAIC Luizinho de Grandi

Botão Voltar ao topo