Rio Grande do Sul

Sindilojas e OAB debatem o comércio informal em Santa Maria

Na manhã dessa terça-feira (10), o Sindilojas Região Centro recebeu a Comissão de Combate à Corrupção da OAB Santa Maria em sua tradicional reunião de diretoria. Em pauta, o Comitê de Combate ao Comércio Informal, encabeçado pela entidade e que foi responsável pelo projeto de retirada de informais da rua e encaminhamento ao mercado de trabalho em meados do ano passado.

O presidente Ademir José da Costa expressou sua preocupação com o retorno gradativo do comércio informal às ruas de Santa Maria apesar das estratégias e tentativas de coibir essas ações por parte da Prefeitura Municipal. A saída, de acordo com o presidente, está na criação de um projeto capaz de agregar mais entes ligados à justiça e promover uma transformação cultural no público consumidor.

“Nós sabemos que a população pensa que tocamos nessa ferida apenas porque somos afetados pelo comércio informal. Mas temos outras preocupações. Os produtos não tem procedência e não revertem em recolhimento de impostos, o que resulta em falta de recursos para o governo investir em saúde e educação, por exemplo. Além disso, os vendedores são explorados em regimes quase de escravidão e a Fecomércio tem estudos que apontam a participação de organizações criminosas nesse comércio”, explica da Costa.

A Comissão de Combate à Corrupção, representada na reunião pelo presidente Adriano Puerari e ainda por Ana Paula Balim e Maria Isabel Branchi, membros da comissão, colocou-se à disposição para promover a interface entre o meio empresarial e judicial, a fim de auxiliar na soma de esforços no combate desse mal que prejudica a sociedade em diferentes níveis.

Participaram também da reunião os diretores do Sindilojas Região Centro Ricardo Diaz, Daniel Dallasta e Fernando Isaia, além do diretor do Senac Santa Maria, Adriano Santolin e o diretor do Sesc Santa Maria, Pedro Saccol.

Botão Voltar ao topo