NotíciasRio Grande do Sul

FEMICTEC reúne pesquisa dos estudantes das escolas municipais de Novo Hamburgo

As pesquisas e investigações desenvolvidas por estudantes das escolas municipais de Novo Hamburgo serão apresentadas na 7ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica, a FEMICTEC. Realizada pela Secretaria de Educação (SMED), a mostra de trabalhos é resultado do investimento no ensino pela pesquisa com foco na construção do conhecimento. A feira ocorre nos dias 12 e 13 de setembro na Fenac (Rua Araxá, 505). A visitação é aberta à comunidade. Na quinta-feira, 12, a exposição de trabalhos acontece das 9h às 12h e das 13h30 às 21h. Já na sexta, 13, será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h com a cerimônia de premiação às 18h. “É um momento rico para o compartilhamento de conhecimento produzido nas nossas escolas e que valoriza o trabalho desenvolvido pelos professores. Convidamos a todos para que prestigiem os trabalhos visitando a feira e conhecendo as investigações dos nossos jovens pesquisadores”, destaca a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Neste ano, cerca de 680 estudantes das 86 escolas do município apresentam 170 trabalhos com temáticas diretamente ligadas à comunidade e ao interesse dos jovens pesquisadores. Para definir os projetos que estarão na FEMICTEC, as escolas realizaram previamente suas próprias feiras de iniciação científica. A previsão é de que cerca de 5 mil pessoas visitem a feira. A partir da observação dos 200 avaliadores convidados pela comissão organizadora, serão definidos, também, os 30 trabalhos que representarão a Rede Municipal de Ensino na Mostratec Júnior, evento realizado pela Fundação Liberato e que acontecerá em outubro.

Brincar heurístico

Além da apresentação de trabalhos científicos, as crianças de 0 a 3 anos realizam experiências durante a feira no espaço destinado aos processos heurísticos de bebês e crianças bem pequenas. Em cada uma das quatro salas que compõem esta ala, diferentes ambientes convidam as crianças e bebês a explorarem espaços a partir de propostas que reúnem diferentes materiais. O local abrigará as dalas de Elementos da natureza, Luz e sombra, Brincar heurístico e Expressão gráfica.

Olimpíada de Scratch e oficinas

Além da apresentação de pesquisas, outras atividades compõem a programação da 7ª Femictec. Na quinta-feira, dia 12, às 13h30, acontece a 5ª Olimpíada de Scratch, linguagem de programação com a qual é possível criar animações, simulações e jogos interativos. A iniciativa é organizada pelo Centro de Experimentação, Pesquisa e Iniciação Científica (CEPIC) e contará com 17 equipes participantes Os estudantes que visitarem a Femictec também poderão participar de oficinas. Para as crianças, as temáticas envolvem assuntos como contação de história, sustentabilidade e jogos.

Números da FEMICTEC

  • 170 pesquisas
  • 680 jovens pesquisadores
  • 10 oficinas
  • 200 avaliadores
  • 5 mil visitantes

Oficinas

  • Mostra Audiovisual de aves e amostragem de espécies taxidermizadas (CEAES)
  • Contação de Histórias e Brincadeiras Literárias (Fábrica do Saber)
  • Jogo “Os Guardiões na Trilha Ecológica do Parcão”
  • Vivências do Aprender Brincando (NAP)

7ª Femictec

Quinta-feira – 12/09

9h – 12h
Visitação de trabalhos
Oficinas
Brincar heurístico

13h30 – 17h
5ª Olimpíada de Scratch
Visitação de trabalhos
Oficinas
Brincar heurístico

18h – 21h
Visitação de trabalhos

Sexta-feira – 13/09

8h – 12h
Visitação de trabalhos
Oficinas
Brincar heurístico

13h30 – 17h
Visitação de trabalhos
Oficinas
Brincar heurístico

18h
Cerimônia de premiação

Botão Voltar ao topo