Porto Alegre

Festival Porongos acontece dia 20 em Porto Alegre

O Festival Porongos – projeto residente do programa RS Criativo da Secretaria de Cultura do Estado do RS – ocorrerá dia 20 de setembro (sexta-feira, feriado) na Casa de Cultura Mario Quintana, das 9h às 21h. A programação completa abrange as sete artes: arquitetura, artes visuais, cinema, fotografia, teatro, literatura e música. A maioria das atividades é gratuita, mas, para tornar possível a realização do Festival, foi criada uma página de financiamento coletivo no Catarse: www.catarse.me/festivalporongos. Quem apoiar o projeto poderá participar de atividades pagas. Já estão confirmados artistas como Pâmela Amaro, Coletivo Turmalina, Sôma, Poetas Vivos, Thiago Pirajira e Coletivo Macumba Lab.

O evento, idealizado por Thaíse Machado e produzido por Paulo Neto e João Pedro Lopes, aflorou na cena porto-alegrense em setembro de 2018. Foi o primeiro festival de música negra de Porto Alegre com foco em resgatar a luta dos Lanceiros Negros durante a Semana Farroupilha e fortalecer artistas locais. Mais de 500 pessoas estiveram envolvidas. Foram arrecadados alimentos, materiais escolares e de higiene, doados para o projeto de educação étnico-social ORI INU.

Segundo Thaise, a arte, para a população negra, sempre foi e será uma das principais ferramentas de combate ao racismo e de denunciar preconceitos. A partir disso, o Festival Porongos nasce em forma de manifesto, tornando presente e dando notoriedade à história dos Lanceiros Negros, que lutaram na Guerra Civil Farroupilha em troca de sua liberdade.

“Buscamos, por meio da cultura, disponibilizar o conhecimento sobre o massacre de corpos negros e desmistificar essa celebração em nosso Estado. Acreditamos que a arte possui papel político. Nossos corpos são políticos e, por meio dessas narrativas, propomos um evento que busca instigar o pensar sobre a comemoração desta data”, explica Thaise. Para ela, a história de Cerro de Porongos necessita ser lembrada. “O evento tem a função de colocar artistas negros como protagonistas, estando todas e todos convidados a prestigiar a cena local cultural”, conclui.

SERVIÇO
Festival Porongos

  • Onde: Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro – Porto Alegre)
  • Quando: 20 de setembro | Sexta-feira (feriado)
  • Horário: das 9h às 21h
Botão Voltar ao topo