Expoimóvel 2019 será realizada em Caxias do Sul de 27 a 29 de setembro

Feira, promovida pelo Sinduscon, reunirá 35 empresas do mercado imobiliário

O setor da construção civil começa a demonstrar reação e os números evidenciam o início de uma retomada. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que julho foi o quarto mês consecutivo com números positivos relacionados ao mercado de trabalho, sendo que a construção civil gerou 18.721 novas vagas com carteira assinada. Nos primeiros sete meses do ano, o setor registrou um saldo positivo de 77.481 novas vagas. Em julho, Caxias do Sul apresentou saldo positivo de 23 novas vagas e 327 vagas no acumulado do ano.

Diante dos sinais de melhora do mercado, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Caxias do Sul promoverá a Expoimóvel 2019, entre os dias 27 e 29 de setembro, na Vila Basílico, no Complexo Fabbrica. A feira reunirá 35 empresas, entre construtoras e imobiliárias, com o intuito de incrementar os negócios.

Confiante na retomada, o presidente do Sinduscon Caxias, Oliver Chies Viezzer, explica que a Expoimóvel comemora a recente linha de crédito imobiliário, lançada pela Caixa, que terá como referência o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com taxas de juros que variam de 2,95% a 4,95%. “Trata-se de algo histórico que reduz o valor da prestação para o cliente e a Expoimóvel será uma excelente oportunidade de conferir as ofertas e as possibilidades de financiamento”, explica.

Fatores de estímulo

– após 20 trimestres consecutivos de queda (em relação a igual período do ano anterior) a construção civil cresceu 2,0% no segundo trimestre deste ano, um incremento de 11, 8% nos lançamentos imobiliários no País;

– o PIB no segundo trimestre foi de crescimento de 3,2% do investimento, também depois de registrar queda por dois trimestres consecutivos;

– dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que Caxias do Sul está na 24ª posição no ranking de cidades com mais de 500 mil habitantes, exceto capitais, totalizando 510.906 mil habitantes. O número representa crescimento de 1,4% em relação à estimativa de 2018, que era de 504.069 moradores no maior município do interior do Rio Grande do Sul.

Programação

Serviço

Sair da versão mobile