Rio Grande do Sul

Esteio amplia número de médicos da saúde da família

O Ministério da Saúde anunciou, através de portaria publicada no Diário Oficial na última terça-feira (10), o credenciamento de mais três equipes de Estratégia de Saúde da Família em Esteio, aumentando a cobertura da Estratégia de Saúde da Família no Município de 53% para 65%. Com a medida, o Município receberá do Ministério mais R$ 21 mil mensais para manutenção do programa e ampliará o número de profissionais atuando na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Juan Pio Germano (Ezequiel).

A unidade já contava com equipes de Saúde da Família mas, com o credenciamento, serão contratados, em no máximo 90 dias, mais três médicos 40h, um enfermeiro 40h, um técnico de enfermagem 40h e cinco agentes comunitários de saúde. Atualmente a equipe é formada por médicos clínico, pediatra e ginecologista, duas enfermeiras, duas técnicas de enfermagem, sete agentes de saúde, um auxiliar administrativo e um estagiário.

Somando toda a rede de atenção básica esteiense, Esteio passará a contar com 16 equipes de Estratégia de Saúde da Família, 73 agentes comunitários de saúde e duas equipes de Saúde Bucal habilitadas a receber incentivos financeiros junto ao Ministério da Saúde. “Estávamos há um bom tempo buscando este novo credenciamento junto ao Governo Federal, o que nos permitirá ampliar e qualificar o atendimento na UBS Ezequiel”, comentou a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Boll.

Botão Voltar ao topo