Porto Alegre

Curso de mecânica para mulheres tem 80 participantes

O Curso de Mecânica para Mulheres, realizado na manhã deste sábado, 14, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), registrou mais de 80 inscrições. A iniciativa contou até com lista de espera, com a promessa da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) e da Coordenação de Inspeção Veicular (CIV) de uma nova edição, mas para o próximo ano. O curso tem o apoio do Grupo Autosul.

Leila Pinedo, funcionária do Sest Senat, foi uma das inscritas. Ela explica as razões do seu interesse. “Com o curso, eu irei me sentir bem mais confiante e confortável nas relações com o carro. Acho importante receber informações básicas sobre o funcionamento de um veículo, certamente para uma maior segurança. A iniciativa é muito válida”. Sua colega do Sest Senat, Marilaine Beck, destaca a questão da segurança. “O curso certamente dá uma base maior de conhecimento sobre a mecânica para automóveis, fortalecendo o aspecto segurança. O desconhecimento gera o medo. E informação é tudo”. A funcionária pública Ana Cláudia Santos Bohrer pensa no futuro. “O curso vai me abrir outros horizontes, talvez sobre uma nova profissão após eu me aposentar. Esta é a razão da minha presença aqui.”

A agente de educação para o trânsito da CEM, Luciana Pereira, lembra que, de acordo com dados do Detran, 34% dos condutores são mulheres. Elas representam 27% no total de infrações. “As mulheres são mais cuidadosas do que os homens no trânsito. Em 2019, até o momento, nenhuma mulher condutora se tornou vítima fatal no trânsito. Noções básicas sobre mecânica ajudam para uma maior segurança na circulação. É importante que elas sejam cada vez mais engajadas na missão pela redução da acidentalidade, um processo que tem ocorrido gradativamente aqui em Porto Alegre. Há 20 anos, quando a EPTC assumiu a gerência do trânsito, a Capital tinha quase 200 vítimas fatais por ano, um absurdo. No ano passado, encerramos com 75 mortes, mesmo com o aumento da frota de veículos.”

Também participaram do encontro os agentes Juranês Castro, Eduardo de Souza, Kátia Ferreira e Marcelo Madruga, do CEM, além dos representantes do Grupo Autosul, Bárbara Coimbra, Elaine Rotert e José Coelho. Mais informações sobre um novo curso de mecânica para mulheres a ser realizado pela EPTC em 2020 pelo fone 32894484 / 4485.

Botão Voltar ao topo