Porto Alegre terá evento sobre soluções para focos de resíduos
Custo para a limpeza de focos de lixo na cidade é de cerca de R$ 1,8 milhão ao mês
Serão abertas nesta segunda-feira, 16, as inscrições para o Creathon, um evento para transformação de projetos em pilotos, com soluções viáveis para reduzir focos de lixo em Porto Alegre. O desenvolvimento ocorrerá de 25 de outubro a 29 de novembro e contará com atividades on line e presenciais, em local a ser definido, sob a supervisão de mentores especializados na temática que apoiarão os modelos de negócio, projetos de implantação e sustentação das iniciativas. O time escolhido ao final do evento terá a possibilidade de implantar o seu projeto em 12 meses. “Um dos objetivos é aproximar a sociedade, poder público e privado na concepção de projetos-pilotos. Colocamos a nossa Porto Alegre como plataforma para implantação de soluções criativas, buscando sempre uma cidade melhor para se viver”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), Ramiro Rosário.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 16 de outubro pelo site do Creathon. Podem participar grupos de três a seis pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, estudantes, empresas juniores, sociedade em geral, organizações sem fins lucrativos, além de pequenas e médias empresas (start ups).
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do Departamento Municipal de Limpezas Urbanas (DMLU), através do Pacto Alegre. “Espera-se o estímulo à criação de negócios de impacto, à visibilidade de ideias e ao encontro entre investidores e soluções-piloto para a cidade de Porto Alegre”, observa o coordenador do Pacto Alegre, o diretor da Escola de Engenhara da Ufrgs, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.
A organização ocorrerá através do Parque Tecnológico Zenit da Ufrgs, no âmbito da Aliança para a Inovação, envolvendo Ufrgs, PUC-RS e Unisinos, e parceiros como a Zis Poa, instituição de fomento à promoção de políticas públicas sustentáveis, e UFO Plaza, empresa de hospedagem para empreendedores. A lista das equipes selecionadas para a primeira etapa do Creathon será divulgada em 18 de outubro (veja abaixo o calendário de ações).
Para o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza, o Creathon não é um simples projeto, mas sim a mudança de conceitos do próprio serviço público. “Abrimos a possibilidade de criação de algo totalmente diferente, com ideias inovadoras, possibilitando à população contribuir para ações de limpeza de um ou mais focos de resíduos na nossa cidade.”
Focos de resíduos – Porto Alegre conta atualmente com cerca de 318 focos de resíduos descartados irregularmente pelas ruas da cidade. O custo para a limpeza dos locais é de aproximadamente de R$ 1,8 milhão por mês, prejudicando o município economicamente, socialmente e ambientalmente. A concentração de resíduos em locais não apropriados para o descarte também contribui para a proliferação de vetores nocivos à saúde da população, como ratos, baratas, mosquitos da dengue, etc.
Pacto Alegre – Desde o lançamento oficial do projeto, em 26 de março, representantes das mais de 80 entidades que integram a Mesa do Pacto Alegre e da sociedade civil têm se mobilizado na discussão e seleção de projetos de seis macrodesafios: Talentos, Transformação Urbana, Ambiente de Negócios, Imagem da Cidade Inovadora, Qualidade de Vida e Modernização da Administração Pública. O Pacto é resultado de parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Aliança para Inovação, que articula Unisinos, Ufrgs e PUCRS, com a finalidade de potencializar ações de alto impacto para o avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento. Nesse trabalho integrado visando à construção de um ecossistema mais acolhedor e de um ambiente melhor para viver e empreender, a intenção é engajar a sociedade, instituições, poder público, empresas e associações.
Calendário:
16/09-16/10: Inscrições de propostas
18/10: Divulgação dos times selecionados
25/10: Aquecimento (encontro presencial)
26/10-20/11: Desenvolvimento (encontros online)
29/11: Pitch final (encontro presencial)