Rio Grande do Sul

Hospital São Camilo de Esteio distribui mudas de árvores

Em homenagem ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Esteio tradicionalmente distribui mudas de árvores a familiares de bebês nascidos na Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) na semana que antecede a data. A 19ª edição do projeto Crescer Juntos teve início nesta segunda-feira (16), no saguão da casa de saúde esteiense, com a presença de autoridades municipais e alunos da turma de terceiro ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Edwiges Fogaça.

Árvore é o símbolo da vida

No dia 21 de setembro de 2005, Maria Eduarda Vargas Rosa nasceu no Hospital São Camilo, durante a quinta edição do Crescer Juntos, e seus pais foram presenteados com a muda de uma cerejeira. Hoje com 13 anos, ela foi homenageada no evento pelos cuidados que teve com a planta. “Tenho um carinho muito grande em saber que ela está crescendo comigo. É a vida simbolizada pela natureza”, disse.

O objetivo do Crescer Juntos, realizado desde 2000, é auxiliar na arborização urbana, incentivando o cuidado com o meio ambiente desde a infância, permitindo à criança e à família acompanhar o desenvolvimento da planta recebida na maternidade. Neste ano, foram disponibilizadas 20 espécies de araçás, cerejeiras, goiabeiras serranas, pitangueiras e guabirobas, cultivados no Viveiro Municipal, um amplo espaço de 900 m² localizado junto à sede da SMMA, dentro do Parque Municipal Galvany Guedes.

A escolha das espécies levou em consideração aspectos como o tamanho da planta no futuro, o formato de sua copa, o lugar onde ela poderá ser colocada, entre outros critérios sempre observados pelos técnicos da secretaria no momento de dar orientações à comunidade sobre o plantio de árvores. Por mais bonito que seja esse gesto, e por melhor que seja a intenção, certos cuidados são necessários antes de se tomar esta atitude, sobretudo na escolha do exemplar que será plantado, tanto em áreas privadas quanto naquelas públicas.

Orientação para o plantio de árvores

O plantio em vias públicas, praças, parques e áreas verdes somente poderá ser feito com a autorização da SMMA. Após o pedido, a equipe técnica da pasta faz a avaliação da largura da calçada, a presença de rede elétrica, de canos de drenagem pluvial e cloacal e da área disponível para raízes, caule e copa para, então, definir qual exemplar é o mais adequado para aquele espaço. Entre as recomendações mais comuns, calçadas com largura inferior a 1,3 metro não são aconselhadas para o plantio, assim como em locais com fiação aérea é recomendado o plantio de exemplares de pequeno porte, que não ultrapassem os seis metros de altura.

Além do Crescer Juntos, a Secretaria de Meio Ambiente tem outros projetos que incentivam a arborização da cidade. Entre janeiro e a primeira quinzena de setembro, a Secretaria plantou 453 espécies no Município. Deste total, 350 plantios foram executados pelas equipes da SMMA, 30 por projetos de Educação Ambiental e 73 pelo programa Esteio Mais Verde, que fornece mudas e orientações para quem desejar arborizar seu terreno. A secretaria tem, entre as Metas de Gestão para este ano, o objetivo de chegar ao final do ano com 600 mudas plantadas.

A solicitação das mudas ou de orientações do programa Esteio Mais Verde sobre plantio deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura, pelo número 0800-541-0400, ou presencialmente no setor de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h. Após a aprovação, o adotante pode ir até a sede da SMMA fazer a retirada.

Botão Voltar ao topo