NotíciasRio Grande do Sul

Comupa realiza blitz para coibir maus-tratos a cavalos em Pelotas

Na tarde de quarta-feira (18), o Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa) realizou mais uma blitz de fiscalização de carroças e combate a maus-tratos em cavalos. A equipe da Prefeitura percorreu as ruas João Jacob Bainy, Conselheiro Brusque e Visconde da Graça, e as avenidas Theodoro Muller, Pinheiro Machado, Dom Pedro I e Duque de Caxias. A ronda passou ainda pelas regiões do Porto, Navegantes, Balsa, Fátima e São Gonçalo.

Foram efetuadas nove abordagens a veículos, sendo nove animais examinados pelos servidores que integram o comboio, sem que se notasse sinais de que fossem maltratados. Cinco carroças foram emplacadas durante a blitz e quatro condutores receberam carteiras de identificação da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT).

No mês de setembro, o setor de Apreensão de Animais da Prefeitura recolheu nove cavalos que estavam soltos em vias públicas do município ou eram vítimas de maus-tratos. Os equinos foram encaminhados ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para tratamento médico, e à Hospedaria Municipal de Grandes Animais, administrada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), onde recebem alimentação e cuidados adequados.

Os cavalos foram encontrados na rua Rafael Pinto Bandeira, no Sítio Floresta, nas proximidades do Morada do Sol, no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, na avenida Juscelino Kubitschek, no Condomínio Liberdade e Condomínio Moradas Clube.

Em setembro, nove cavalos foram levados à Hospedaria de Grandes Animais – Fotos: Divulgação/Sui
Como funciona a abordagem?
A Guarda Municipal faz a abordagem inicial e revista as pessoas que ocupam as carroças, para se certificar de que não estão armadas e não representam perigo, a fim de que a ação possa ser realizada com tranquilidade. Após, os agentes de Trânsito verificam a situação legal do veículo: cada carroça deve ser emplacada. Aquelas com documentação em dia recebem a placa no ato, e os donos das demais são orientados a comparecer à STT – na rua Conde de Porto Alegre, 326A – para providenciar os papéis.

Na sequência, servidores do setor de Fiscalização da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e do Comupa examinam os cavalos, para verificar suas condições físicas e certificar-se de que não são vítimas de maus-tratos. Caso isso ocorra, a Apreensão de Animais da Ssui é acionada para que eles sejam recolhidos e encaminhados ao tratamento.

Apreensão
O serviço é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. São recolhidos apenas os cavalos soltos em via pública. Os que estão amarrados – se não colocarem em risco a circulação – são deixados. Há ainda os casos específicos de violência e falta de cuidados, que chegam por meio da SQA.

Denúncias de cavalos soltos na rua ou que sejam vítimas de maus-tratos podem ser feitas à Ssui pelo telefone (53) 3271-9244; à SQA, pelo (53) 3227-1642, ou à 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar (antiga Patram), pelo telefone (53) 3309-5380.

Botão Voltar ao topo