A operação Balada Segura realizada na madrugada desta sexta-feira (20/09) registrou um alto índice de alcoolemia em Caxias do Sul. Quase metade, 48%, dos condutores abordados pelos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) estavam dirigindo sob efeito de álcool. A ação de fiscalização foi realizada na rua João Venzon Neto, próximo aos pavilhões da Festa da Uva, entre 1h35 e 4h15.
Dos 75 condutores abordados, 36 estavam embriagados. Um dos motoristas foi preso em flagrante por atingir índice superior a 0,33 mg/l de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, conforme determina a legislação. Os condutores alcoolizados são autuados em R$ 2.934,70 e terão o direito de dirigir suspenso por um ano.
“O alto nível de embriaguez flagrado nesta madrugada mostra que ainda temos um grande trabalho a ser feito para coibir os excessos no trânsito. Queremos que a comunidade faça festa a vontade, mas que isso não seja sinônimo de beber e dirigir”, enfatizou o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares.
Além disso, a operação flagrou 10 motoristas não habilitados (sem permissão para dirigir), dois com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa/cassada e um condutor com o documento de categoria diferente. Nove veículos foram removidos de circulação. Os agentes também flagraram uma motocicleta trafegando com a placa fabricada artesanalmente, sem lacre, mas com a identificação correta. O veículo estava com o licenciamento vencido.