Reciclagem: aumenta produtividade no Catavida de Novo Hamburgo

Sistema de gestão melhora processo de reciclagem na esteira da cooperativa

Uma forma de parceria e gestão que está melhorando o sistema de reciclagem de resíduos começou a ser implantada na unidade do Programa Catavida, no bairro Liberdade. O prédio de 523 metros quadrados da prefeitura, que está sendo utilizado pela cooperativa Univale, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, passa pela implantação do sistema de gestão 5S, como metodologia de administração da unidade, que fica na Rua Alfredo Varisco, 21.

A nova organização proporcionou um crescimento na produtividade de 62% entre os 25 cooperados, o que aumenta, assim, o volume de resíduos para a reciclagem que voltam para a cadeia produtiva.

O aumento deste percentual vai possibilitar, ainda, a chegada de mais dez pessoas para trabalhar, de acordo com o coordenador da unidade, Alessandro Alves. “Com esta nova realidade, estamos ajustando nosso método de trabalho, fato que gerou resultado muito positivo com o aumento significativo dos números de materiais que foram colocados para reciclagem”, complementa Alves.

A nova forma de organização de trabalho, com um novo fluxograma, e o sistema “um lugar para cada coisa, e cada coisa no seu lugar”, acarretou o aumento de 1,75 tonelada para 2,85 toneladas de materiais que voltaram a cadeia produtiva por mês. A cooperativa Univale faz parte do Programa Catavida que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social.

Sair da versão mobile