Saúde

Útero aumentado – Sintomas

O útero aumentado de volume é muito comum e pode um sintoma de uma variedade de condições médicas, algumas delas necessitam de tratamento.

Desde a concepção até o parto, o útero de uma mulher pode crescer do tamanho de uma pera até o tamanho de uma melancia. Mas a gravidez não é a única razão potencial para um útero aumentado . Um útero aumentado é comum e pode ser um sintoma de uma variedade de condições médicas, algumas das quais requerem tratamento.

Duas das causas mais comuns de um útero aumentado são miomas uterinos e adenomiose.

Miomas uterinos

Miomas uterinos são tumores não cancerosos comuns da parede muscular do útero, afetando até oito em cada 10 mulheres com 50 anos de idade. Miomas afetam mulheres com mais de 30 anos. Também são mais comuns em afro-americanos do que em caucasianos. Mulheres com sobrepeso e obesas também têm maior risco de desenvolver miomas. Fatores hormonais e genéticos contribuem para o seu crescimento.

Enquanto alguns miomas são muito pequenos, outros crescem a pesar vários quilos. Uma mulher pode ter um único fibróide ou múltiplos fibróides. Além de um útero aumentado, os sintomas dos miomas uterinos podem incluir:

  • Sensação de estufamento ou pressão no abdome inferior
  • Períodos pesados, dolorosos e/ou duradouros, às vezes com a passagem de coágulos sanguíneos
  • Sangramento entre períodos
  • Prisão de ventre
  • Micção frequente
  • Dor durante a relação sexual
  • Complicações na gravidez ou no parto

Se os sintomas forem graves, o tratamento pode envolver um procedimento chamado embolização da artéria uterina para cortar o suprimento de sangue para os miomas, para que eles encolhem e eventualmente morram, ou cirurgia para remover os miomas ( miomectomia ) ou todo o útero (histerectomia). Outros tratamentos incluem ablação endometrial.

Este procedimento é realizado para pequenos miomas submucusais (quando o revestimento interno do útero é removido, queimado ou congelado) e miólise laparoscópica (quando o congelamento ou uma corrente elétrica é usada para destruir os miomas). Medicamentos para ajudar a controlar períodos dolorosos ou para dor também podem ser usados. Outras opções de tratamento incluem ultra-som focado, cirurgia e um dispositivo intra-uterino (DIU) para diminuir o sangramento.

A causa dos miomas não é conhecida, mas os tumores parecem depender do estrogênio para crescer. Após a menopausa , elas geralmente diminuem naturalmente e não causam sintomas.

Adenomiose

A adenomiose é um espessamento difuso do útero que ocorre quando o tecido que normalmente alinha o útero (endométrio) se move para sua parede externa muscular e se comporta como o endométrio. Quando isso acontece em uma área pequena ou é localizado, é chamado de adenomioma.

Embora a causa da adenomiose seja desconhecida, a condição geralmente ocorre em mulheres com mais de 30 anos que tiveram filhos. É mais comum em mulheres que fizeram cirurgia uterina, incluindo uma cesariana .

Além do aumento uterino, os sintomas podem incluir:

  • Períodos longos ou sangramento intenso
  • Períodos dolorosos, que pioram continuamente
  • Dor durante a relação sexual

A maioria das mulheres tem adenomiose ao final dos anos férteis. A maioria não precisa de tratamento, mas alguns precisam de medicação para aliviar a dor. Pílulas anticoncepcionais e um dispositivo intra-uterino (DIU) contendo progesterona podem ajudar a diminuir o sangramento intenso. Mulheres com sintomas graves podem precisar de uma histerectomia para aliviar os sintomas.

Outras causas de um útero aumentado

Em alguns casos, um útero aumentado pode ser um sintoma de câncer uterino, incluindo câncer endometrial (afetando o revestimento do útero) e câncer cervical (afetando a porção inferior do útero onde se une à vagina ). O tratamento depende da localização, da extensão do câncer e de outros fatores.

Sintomas de um útero aumentado

Se você tem um útero aumentado, não notará necessariamente você mesmo. O seu médico pode descobri-lo durante um exame físico ou em exames de imagem. Muitas condições que causam aumento do útero são benignas e não requerem tratamento, a menos que os sintomas sejam graves.

Se você tiver problemas como sangramento irregular; períodos dolorosos e pesados ; dor durante a relação sexual; ou sensação de plenitude ou pressão no abdome inferior, consulte o seu médico, que pode ajudar a determinar a causa e o melhor tratamento.

Botão Voltar ao topo