Rio Grande do Sul

Polícia Civil participa do Desfile de encerramento da Semana Farroupilha

Principal comemoração do Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha encerrou suas atividades nesta sexta-feira (20/9) com um desfile carregado de simbolismo e emoção. Mais de 3 mil pessoas a pé, a cavalo ou em veículos passaram pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, em Porto Alegre, exaltando o orgulho de ser gaúcho na data em que o Estado celebra, anualmente, o início da Revolução Farroupilha.

A bordo do conversível Stutz – carro fabricado nos Estados Unidos em 1928 –, o governador Eduardo Leite deu início ao desfile fazendo a tradicional revista das tropas junto com a Chefe de Polícia Delegada Nadine Farias Anflor.

“É importante o Estado celebrar a sua identidade, a sua história. É muito importante cultuarmos o nosso passado, mas também cultivar o futuro. No momento dos festejos farroupilhas, dedicados à memória do nosso Rio Grande, é momento de reafirmarmos o compromisso com a nossa terra. Momento de olharmos para o passado como uma reverência e homenagear, e de olharmos para frente, reafirmando o nosso amor e a nossa dedicação pelo nosso Rio Grande”, destacou o governador.

Com pouco mais de três horas de duração, o Desfile Farroupilha foi divido em duas partes. Na etapa cívico-militar, servidores, veículos e cavalos de Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Instituto-Geral de Perícias (IGP) exibiram sua força e seu trabalho pela segurança de todos os gaúchos.

Após, 59 piquetes levaram à avenida mais de 1,5 mil cavalarianos e prestaram uma homenagem ao homem conhecido por ter pesquisado e projetado a identidade do gaúcho. O tema do Desfile Farroupilha 2019 é “Vida e obra de Paixão Côrtes”. O folclorista, compositor, radialista e pesquisador das tradições e da cultura gaúcha morreu no ano passado, mas o seu legado permanece.

Outro personagem destacado no evento foi César Oliveira, escolhido pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas como patrono desta edição do desfile. Tradicionalista desde moleque, criado nos pagos de São Gabriel junto com o amigo Rogério Melo, trocou os tablados pelos palcos de festivais e testemunhou a vida dar certo por meio da arte. Hoje, a dupla nativista César Oliveira e Rogério Melo é uma das maiores referências do cenário musical do Rio Grande do Sul e comemora, em 2019, 20 anos de parceria.

Botão Voltar ao topo