Agroindústria de Caxias do Sul ganha medalha de ouro no Prêmio Queijos Brasil

Concurso nacional ocorreu em Florianópolis (SC) de 18 a 22 de setembro

Deisiane Vanim da Rosa, proprietária da agroindústria Rosa, de Caxias do Sul, foi uma das vencedoras da medalha de ouro do Prêmio Queijos Brasil 2019. O concurso ocorreu em Florianópolis, em Santa Catarina, de 18 a 22 de setembro e contou com mais de 700 inscritos de todo o país. Os estados com maior número de representantes foram Minas Gerais, com 400 amostras, e Santa Catarina, com 80. Esta é a maior premiação de queijos artesanais brasileiros e tem como objetivo valorizar os produtos nacionais e estimular a melhoria na qualidade dos alimentos.

Equipes de jurados técnicos foram responsáveis por fazer as análises e cada produtor receberá um parecer completo sobre seu queijo. Ao total, 135 inscritos atingiram a pontuação para conquistar a medalha de bronze, 84 ganharam a de prata e 61 a de ouro. “Ficamos muito felizes com a notícia de termos ganhado a medalha de ouro. Agora poderemos comercializar nossos produtos com a nova qualificação que deve também incrementar as vendas”, comemorou Deisiane.

A diretora do Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (COPAS-POA), vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), explica que cada amostra vai receber uma avaliação técnica e sensorial tendo como critérios o aspecto, o aroma, a textura, o sabor e o final do sabor. Marília Lima de Campos comemora a conquista da produtora caxiense. “É muito gratificante para o município ter uma de suas queijarias premiadas. Acreditamos nos nossos produtos e trabalhamos diariamente na melhoria da qualidade deles”, ressaltou.

Três agroindústrias de Caxias do Sul estavam participando do concurso na categoria Queijo Artesanal de Leite Pasteurizado. O concurso é realizado pela Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros (COMERQUEIJO) e nesta edição contou com o apoio do Ministério da Agricultura.

Sair da versão mobile