NotíciasRio Grande do Sul

Saber Ambiental acontece em Pelotas até sexta

Aproximar crianças e jovens da educação ambiental e patrimonial, conscientizando as novas gerações sobre a importância de cuidar do que nos pertence, é a intenção da quarta edição do Saber Ambiental – uma parceria da Prefeitura de Pelotas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A atividade integra a Semana de Turismo de Pelotas, que começou ontem (23) e segue até a sexta (27), no Mercado Central, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti).

Escolas municipais dos bairros são as principais convidadas da ação, que inclui exposição fotográfica que retrata o Bioma Pampa; animais característicos da região taxidermizados (empalhados), como gato do mato grande, gambá de orelha branca, lagarto e tartaruga; e um show musical do projeto Canção dos Bichos – Rock e Natureza – com apresentação de músicas autoriais que abordam o ambiente da região.

Além disso, os pequenos também terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história de Pelotas, através de 17 maquetes que reproduzem os detalhes dos casarões de Pelotas – prédios que abrigam parte do legado cultural da cidade, como a Biblioteca Pública, o Paço Municipal, o Grande Hotel, a Catedral Metropolitana e o Teatro Sete de Abril.

Além do Dnit e da Sdeti, parceiros marcam presença no 4º Saber Ambiental de Pelotas com a exposição de trabalhos voltados à valorização da biodiversidade local. São eles: o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), de Rio Grande, o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, da UFPel, o Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas, o Centro de Recuperação de Animais Marinhos e o Projeto Parceiros do Mar – ambos da Furg, em Rio Grande.

Participam do Saber Ambiental, nesta semana, as escolas: João da Silva Silveira (terça-feira); Professora Braulinda Fernandes (quarta); Almirante José Saldanha da Gama (quinta) e Nestor Elizeu Crochemore (sexta).

Semana do Turismo
Para a semana também estão previstos o lançamento do documentário ‘Sobre rodovias e vidas: memórias do acompanhamento social da compra assistida’; exposição interativa com o app Turismo Virtual e distribuição de Autoguia Centro Histórico de Portas Abertas!; e a ‘Blitz do Doce’, com distribuição de doces em frente ao Teatro Sete de Abril, no dia 27 de setembro, a partir das 16h30.

Botão Voltar ao topo