NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas terá ponto de coleta de óleo de cozinha

A partir das 9h30 desta quinta-feira (26), Pelotas, através do Sanep, vai disponibilizar aos moradores a coleta de óleo de cozinha usado. A autarquia vai inaugurar o primeiro ponto de coleta de óleo no Mercado Central. De lá, estenderá para mais de cem diferentes locais, como Ecopontos, supermercados e mais de 80 escolas que, atualmente, fazem parte do projeto de reciclagem de resíduos “Adote uma Escola”.

Descartar o óleo será simples e rápido: o Sanep oferecerá estruturas com bombona e funil; basta que a população use uma garrafa reutilizável e despeje o óleo dentro da bombona. Não haverá ponto de coleta das garrafas, apenas do óleo, por isso é importante utilizar sempre a mesma garrafa. A autarquia garantirá a logística de coleta deste material, que será encaminhado à Cooperativa Nova Esperança, conveniada ao Município.

Além de preservar o meio ambiente, o descarte correto vai garantir economia de verba pública ao Poder Executivo e a inclusão social para famílias da Cooperativa. Eles serão responsáveis pelo recebimento do óleo e pela transformação deste material em detergente, sabão em barra e em pasta. Parte deste produto de limpeza retornará às escolas para uso interno nos educandários, gerando economia de verba ao Município. O restante dos produtos será comercializado pela Cooperativa, gerando renda às famílias cooperadas.

Botão Voltar ao topo