NotíciasRio Grande do Sul

Caxias Mais Feliz de setembro ocorre nesta quinta-feira em Ana Rech

Evento foi transferido para essa semana e será realizado na Praça Pedavena

Caxias do Sul/RS – Nesta quinta-feira (26/09), ocorre mais uma edição do Caxias Mais Feliz. Desta vez, a comunidade de Ana Rech receberá diversos serviços oferecidos pelas secretarias e autarquias municipais, a partir das 14h. A ação ocorre na Praça Pedavena (av. Rio Branco em frente à subprefeitura de Ana Rech), com atrações gratuitas destinadas a toda comunidade, incluindo crianças e adultos.

A ação foi previamente marcada para semana passada (19/09), mas, devido ao mau tempo, o evento ocorrerá nesta quinta-feira. Nesta edição, estão previstas aulas de dança por parte da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), com participação do grupo Conviver da região, além da participação de mais parceiros no evento. A Óptica Flor de Margarida é a mais nova apoiadora do Caxias Mais Feliz.

Além disso, ao longo da tarde, também estão previstas atividades recreativas e esportivas, dicas sobre consumo consciente de água, orientações sobre práticas de compostagem, serviços de saúde, e muito mais. Em caso de chuva, o Caxias Mais Feliz é cancelado e não será realizada edição neste mês.

Confira os serviços que serão disponibilizados

Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel): Ônibus Brincalhão, camas elásticas, pernas de pau, chinelão, jogos de tabuleiro, xadrez gigante, atividades de tênis e pintura de rosto. Distribuição de pipocas e algodão-doce.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma): distribuição de fichas de castração para animais de famílias de baixa renda e oficina de separação de resíduos.

Secretaria Municipal do Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM): sinalização do local, desvio de trânsito e segurança dos presentes no evento. Esclarecimento de dúvidas sobre as leis de trânsito, pinturas educativas para crianças e campanhas.

Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS): divulgação através de folders dos projetos, programas e serviços relacionados às pessoas com deficiência, mulheres, negros e jovens, além das iniciativas de pacificação social e práticas restaurativas.

Guarda Municipal: disponibilizará cartilhas educativas para as crianças colorirem, com dicas de segurança, e distribuirá material informativo para a comunidade.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete): promoção e divulgação dos cursos e oficinas profissionais oferecidas pelo Banco de Vestuário.

Secretaria Municipal da Saúde (SMS): orientações sobre o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, com aquário com larvas para mostrar o ciclo do mosquito e brincadeiras de “Pesca-de-larvas”, mostra de mosquitos adultos em tamanho real e confecção de máscaras do mosquito.

Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (Smapa): jogo gigante da inspeção; atividade Coloração da Água; ensinamentos sobre práticas de compostagem e utilização do composto; Raio-X das Guloseimas onde é mostrado a quantidade de açúcar e óleo contida nos alimentos.

Coordenadoria de Relações Comunitárias (CRC): divulgação e informações do evento junto à comunidade.

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae): distribuição de água, materiais educativos, oficinas recreativas e pintura de desenhos.

Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca): oficina de separação de resíduos, com exemplos de objetos orgânicos e seletivos levados por um educador ambiental.

Procon: ações para adquirir os “economis”, moeda fictícia que será utilizada para acessar as atividades, com o objetivo de incentivar o aprendizado das crianças sobre controle financeiro; distribuição de material de divulgação e presença do Procon móvel.

Faculdade Anhanguera: aferição da pressão arterial, atividades de estimulação motora, orientações de higiene e cuidados pessoais, orientações nutricionais na infância e conscientização de medicação em crianças.

Top estética bucal: avaliação odontológica, “Fada do Dente” e brincadeiras.

Óticas Lauro: teste de acuidade visual.

KNN Idiomas: atividades recreativas em inglês e boneco gigante (Minion).

Orquídea Alimentos: distribuição de biscoitos.

Hugo Pietro: distribuição de sucos de uva no evento.

Expresso Caxiense: transporte e locomoção de escolas próximas até o local do evento.

Ópticas Flor de Margarida: higienização, limpeza e ajustes de óculos, além de distribuição de armações como brindes.

Caxias Mais Feliz
O programa disponibiliza atividades gratuitas de lazer, esporte, saúde, cultura, interação, além de orientações sobre serviços e atendimento ao público. A ação ocorre mensalmente em diferentes bairros, com o intuito de aproximar o Poder Executivo da população. A iniciativa é capitaneada pela Smel e conta com o apoio de outras secretarias e autarquias municipais.

Botão Voltar ao topo