Porto AlegreVariedades

Pacto Alegre promove debate entre Patronos sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

A série Cultura e Artes do Dito Efeito, iniciativa do Pacto Alegre, reúne os patronos da Feira do Livro de Porto Alegre, Airton Ortiz (2014), Cíntia Moscovich (2016) e Dilan Camargo (2015), juntos da curadora da série, Jane Tutikian, vice-reitora da UFRGS e patrona da Feira do Livro de 2011 para um diálogo sobre livros, literatura e importância da Feira do Livro pelo olhar dos patronos. O encontro acontece no próximo dia 3 de outubro, acontece na uMov.me Arena, às 15h30min, em Porto Alegre.

O episódio faz parte da série Cultura e Artes, que tem como propósito valorizar a arte e a cultura do Rio Grande do Sul. A curadoria dessa série fica por conta de Jane Tutikian, escritora, autora de contos, ensaio, novelas e literatura infantojuvenil. Atual vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é pós-doutora em Literatura. Já foi diretora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras e tem participação em dezenas de antologias e livros organizados e traduzidos para o inglês e o espanhol. Foi escolhida a patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, realizada de 28 de outubro a 15 de novembro de 2011.

Para compor o painel do evento, a curadoria traz como convidado Airton Ortiz, gaúcho de Rio Pardo (RS), foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2014. Graduado em jornalismo pela PUCRS e pós-graduado pela UFRGS. Jornalista, fotógrafo e escritor profissional, é considerado criador do gênero “jornalismo de aventura”, onde o autor também é o protagonista da história. Cíntia Moscovich, Natural de Porto Alegre, foi patrona da Feira do Livro em 2016. É escritora e jornalista, mestre em Teoria Literária e ministrante de oficinas literárias. Ex-diretora do Instituto Estadual do Livro, órgão da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, a autora trabalhou como editora de livros do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, além de colaborar para jornais e revistas de todo o país.

Para completar o time de convidados, Dilan Camargo, Natural de Itaqui (RS), foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2015. Passou a infância e juventude em Uruguaiana (RS), na fronteira com a Argentina. Quando jovem, com um grupo de amigos, criou e apresentou um programa de músicas e comentários na Rádio São Miguel, além de editar um jornal impresso, dirigidos ao público jovem, com artigos e notícias. A partir de então, decidiu se tornar escritor. Concluiu Graduação em Direito na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestrado em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou como professor, inclusive no ensino superior, e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul como Assessor Superior. É fundador, primeiro presidente, ex-secretário-geral e sócio da Associação Gaúcha de Escritores. Foi Membro do Conselho Estadual de Cultura, eleito pela comunidade cultural em dois mandatos, tendo exercido os cargos de presidente, vice-presidente e secretário-geral. É membro da Associação Nacional de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil.

Serviço:
Série: Cultura e Artes
Episódio: Diálogos entre Patronos da Feira do Livro de Porto Alegre
Quando: 3 de outubro, das 15h30 às 18h
Onde: uMov.me Arena – Rua Professor Cristiano Fischer, 464, Petrópolis – Porto Alegre, RS
Inscrições e mais informações sobre o encontro: https://bit.ly/2ngZkM7
Evento gratuito com arrecadação de livros. Vagas limitadas.
Informações: ditoefeito@umov.me

Conheça a iniciativa do Dito Efeito, do Pacto Alegre.

Embaixadores e Temas

A iniciativa tem como embaixadores o pró-reitor de Inovação da Unisinos, Alsones Balestrin, o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, os quais definiram os 11 temas do Dito Efeito: Liderança 4.0 | X-Tech | Protagonismo Feminino | Futuro do Trabalho | Inteligência Artificial | Design/Marketing | Histórias de Vida: Sucesso e Fracasso | Transformações Globais | Educação | Economia Criativa | Cultura e Artes – sendo essa uma série transversal realizada em paralelo aos eventos com acústicos, exposições de arte, lançamentos de livro e recitais, entre outros.

Curadores

Para compor o grupo de cocriadores, o projeto conta com personalidades que são curadoras das séries acima mencionadas: Gustavo Borba, Cesar Paz, Jonatas Abbott, Monica Timm, Rafael Prikladnicki, Simone Stulp, Rafael Roesler, Patrícia Knebel, Flávia Fiorin, Cristina Bonorino, Jane Tutikian, além de centenas de profissionais, empresas e entidades que estão apoiando na construção dos primeiros eventos.

Idealizador – uMov.me

A uMov.me é plataforma líder nacional em criação de apps B2B no code, que inaugurou em setembro de 2018 a uMov.me Arena, que é um espaço fomenta a inovação transformadora em Porto Alegre. A iniciativa surgiu como forma de colaborar com a valorização do conhecimento e troca de experiências entre aqueles que acreditam na transformação digital e humana. O ambiente recebe práticas que apoiam o ecossistema empreendedor como palestras, workshops, debates e reuniões promovidas por coletivos, empresas, entidades de classe, universidades, aceleradoras e centros de formação. Em 4 meses de funcionamento, a Arena recebeu 50 iniciativas promovidas por parceiros empresas, entidades setoriais e universidades. Ao todo, mais de 2000 pessoas trocaram conhecimento em eventos na uMov.me Arena em 2018. Você pode conferir o vídeo produzido pela uMov.me para resumir o ano. As fotos das iniciativas podem ser conferidas no flickr da empresa. Para ficar por dentro de tudo que acontece no espaço, confira a agenda no site.

Apoiadores

O Dito Efeito foi idealizado e liderado pela uMov.me (plataforma líder nacional no desenvolvimento de apps sem programação), conta com patrocínio da AWS, Exoplay, Femsa Coca-Cola Brasil, InfraTI e Startse, em parceria com PUCRS, UFRGS, Unisinos, Tecnopuc, Tecnovates, Feevale Techpark, Mosaico – Hub de Inovação da Uniritter, FSG, IEL, Unijuí e FURG, que somam esforços com diversas entidades e coletivos locais como: AbradiRS, ABRH-RS, ADVB, AGS – Associação Gaúcha de Startups, AHK – Câmara Alemã de Comércio, AJE-POA, Amcham Porto Alegre, AssesproRS, BS Project, CIEE, Conrerp-RS, ConexõesRS, FAPERGS, Farol Hub de Negócios, Founder Institute, GUCIO RS, RGE (Rede Global de Empreendedorismo), Reginp, Seprorgs, Poa.Hub, Poa Inquieta, Pais do Coração, SingularityU, Softsul, SUCESU, Ventiur, Wow e apoio das empresas Action, Grupo Amanhã, Baguete, Conta Pra Mim Filmes, Cris Ferronatto, Dinamize, Exo Hub, Fábrica do Futuro, Jornal do Comércio, Fritsch Consulting, Intelichat, Otimifica, OndaWeb, Postmetria, Wildtech.

Botão Voltar ao topo