Geral

Alunos e professores municipais de Santa Maria embarcaram para Portugal

Santa-marienses ficarão em Portugal até o dia 12 de outubro de 2019

Um momento único e de extrema relevância para a Rede Municipal de Ensino começou a se tornar realidade neste sábado (28), quando uma comitiva formada por alunos do Município e por professores embarcou em um ônibus com destino a Porto Alegre. Na Capital Gaúcha, os santa-marienses começam a jornada rumo à cidade de Coimbra, em Portugal, onde participarão, a partir de segunda-feira (30), da Pesquisa Brasil/Portugal, organizada pelo Projeto Internacional da Coordenação da Rede Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco).

Rumo a Portugal para participar de intercâmbio – Fotos: Ariéli Ziegler

Os alunos e as professoras, com sorriso no rosto e boas expectativas na mente, saíram de Santa Maria por volta das 8h30min de sábado. A concentração pré-viagem ocorreu em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Perpétuo Socorro, onde o prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito Sergio Cechin, a secretária de Município de Educação, Lúcia Madruga, e o adjunto da pasta, Márcio Carvalho, estiveram para parabenizar a comitiva pela iniciativa de levar o nome de Santa Maria para o continente europeu e para desejar uma boa viagem.

Publicidade

“Vocês estão levando o nome de Santa Maria para o mundo e nós só podemos agradecer e desejar um ótimo trabalho. Santa Maria é o primeiro município da PEA-Unesco no Brasil a levar para o intercâmbio estudantes de Ensino Fundamental. É um grande orgulho”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

“A viagem é mais uma conquista importante. Depois de termos nove escolas certificadas pela Unesco, seguimos um trabalho forte e de extrema importância, que culminou com este intercâmbio. Nossas escolas estão alinhadas com a Unesco e essa é uma grande oportunidade de enxergar o mundo de uma outra forma”, complementou a secretária Lúcia.

Emocionados, alunos e professoras não escondiam a alegria. Prestes a embarcar, todos agradeceram pelos apoios recebidos e lembraram que a experiência será compartilhada com todos, além de ser a realização de um sonho.

Publicidade

“Só temos a agradecer pela ajuda e empenho de todos. É um sonho que começa a se tornar realidade”, destaco a estudante da Escola Perpétuo Socorro, Érika Guimarães.

Em Portugal, já a partir de segunda, a comitiva de Santa Maria apresentará seis artigos e trabalhos científicos produzidos nas escolas. Viajaram para à Europa quatro alunos e a diretora da EMEF Perpétuo Socorro, duas professoras da EMEF Intendente Manoel Ribas, a diretora e uma professora doutora da Escola Nossa Senhora da Providência e a coordenadora do PEA-Unesco na Secretaria de Educação.

Além de apresentar trabalhos científicos produzidos nas escolas, as professoras e os alunos vão conhecer um pouco da história e dos pontos turísticos de Portugal, como o Santuário de Fátima, o Oceanário de Lisboa e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo. No roteiro da comitiva de Santa Maria, estão previstas visitas a universidades e a institutos de ensino, como de Coimbra, Aveiro, Minho, Porto e Braga, entre outros.

Também participaram da concentração, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Novação, Ewerton Falk, e os vereadores Luci Duartes – a Tia da Moto e Ovidio Mayer.

REPRESENTANTES DE SANTA MARIA
– Professora Elhonara Diniz Ribeiro – Secretaria de Município de Educação
– Professora Daniela Guterres de Oliveira – EMEF Perpétuo Socorro
– Estudante Maria Luiza Guterres de Oliveira – EMEF Perpétuo Socorro
– Estudante Érika Guimarães – EMEF Perpétuo Socorro
– Estudante Diully Almeida – EMEF Perpétuo Socorro
– Estudante Pedro Mimich – EMEF Perpétuo Socorro
– Professora Luciane Schlottfeldt – EMEF Intendente Manoel Ribas
– Professora Larissa Scholottfeldt – EMEF Intendente Manoel Ribas
– Professora Rejane Freo Dias – Escola Nossa Senhora da Providência
– Professora doutora Gabriela Freo Dias – Escola Nossa Senhora da Providência

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar