DestaqueRS

Pelotas: festa coletiva realiza sonho do baile de debutantes de 14 meninas

Projeto da Secretaria de Assistência Social e empresas parceiras não gerou custos ao Município

A noite deste domingo (29) foi especial para 14 meninas de Pelotas. Elas puderam debutar em uma festa digna de conto de fadas, promovida pela Prefeitura com custo zero aos cofres públicos, por meio de parcerias com o setor privado. O projeto “Sonho de Menina: um Conto Real” reuniu aniversariantes, familiares e amigos na celebração dos 15 anos.

Critérios de escolha respeitam viés social e proporcionam uma noite mágica para quem não teria condições de debutar – Fotos: Michel Corvello

O palco dos festejos foi o salão Sant’ Helena Eventos, no Fragata, decorado especialmente para data. Por meio do trabalho conjunto da Secretaria de Assistência Social (SAS) com a produtora Roberta Monteiro Eventos, as adolescentes contaram com fotógrafos, músicos, buffet, bolo, vestidos, maquiagem, cabelo e anéis de aniversário, tudo gratuito.

Publicidade

No tão esperado momento da valsa, as princesas da noite dançaram com seus príncipes vestidos a caráter: os alunos do Colégio Tiradentes, que participaram do baile de forma voluntária. Após, pais, padrinhos, tios e amigos assumiram os postos e conduziram as meninas pela pista de dança.

As aniversariantes são beneficiárias do Cadastro Único, participam do Programa Família Acolhedora ou vivem em algum dos abrigos municipais. Esses critérios buscam respeitar o viés social da iniciativa e proporcionar uma noite mágica para quem, sem o projeto, não teria condições de concretizar o desejo de ser debutante.

“É o primeiro de muitos sonhos a se realizar. Estou muito feliz em ter a festa que eu sempre quis”, afirmou Maria Eduarda Nogueira, que assopra as 15 velinhas no dia 7 de outubro.
Ela e dois irmãos estão sob a guarda do Município, esperando pela adoção. Entre os desejos para os próximos 15 anos, Maria Eduarda quer se tornar jogadora de futebol ou se alistar no Exército e ingressar na carreira militar. Já Yasmin Duarte, que completou os 15 anos no dia 27 de março, se inscreveu no projeto para realizar um antigo sonho da mãe, que queria vê-la debutando.

Publicidade

“Sou muito moleca! Toda essa maquiagem e o salto são coisas que não estou acostumada”, contou a moradora da Guabiroba.
Yasmin disse estar tranquila, apesar da correria para os preparativos. Ela apontou a oportunidade de comemorar com os amigos como a melhor parte do dia, além de poder fazer amizade com as outras aniversariantes, uma vez que elas não se conheciam.

Esta foi a segunda iniciativa do tipo no governo da prefeita Paula Mascarenhas, com o objetivo de estimular vínculos familiares e o desenvolvimento socioeducacional. O secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, agradeceu às empresas envolvidas para que a festa se tornasse realidade, garantindo toda a estrutura física, deslocamento dos convidados – cada aniversariante tinha dez convites – e suporte às 14 meninas.

A promotora da Infância e da Juventude, Luciara Robe da Silveira; a assessora de Relações Institucionais e Gestão Estratégica da Prefeitura, Clotilde Victória; e o Secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams prestigiaram o projeto.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar