Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves registra queda na criminalidade

Devido ao intenso trabalho de segurança em Bento Gonçalves, as estatísticas relativas a crimes de roubo, furto e arrombamentos apresentaram queda. Segundo dados da Secretaria de Segurança de janeiro a setembro deste ano o Município registrou queda de 58,44% nos casos de roubo a estabelecimento comercial, 39,18% furto e roubo de veículos e 59,88% em arrombamentos, se comparado ao mesmo período de 2018.

Nesta segunda-feira, 30, o prefeito Guilherme Pasin realizou uma reunião de avaliação dos dados com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Estiveram presentes o secretário de Segurança, capitão Diego Caetano de Souza, comandante do 3º BPAT, tenente- coronel Paulo Cesar de Carvalho, subcomandante, major Luís Fernando Becker, capitão Rogério Schuh dos Santos, Delegado Álvaro Becker, delegados titulares e 1ª DP/Bento Gonçalves, Arthur Hermes Reguse e da DPPA, Isabel Zerman Machado, da DEAM, Deise Santon Brancher e o diretor da Secretaria de Segurança, tenente Clóvis Lavarda.

Para o comandante do 3º BPAT, tenente- coronel Paulo Cesar de Carvalho, os índices criminais da cidade estão todos sob controle. “Os índices de homicídio para a cidade de Bento Gonçalves encontram-se estáveis, de acordo com a média histórica do Painel de Resultados da Brigada Militar, que considera os últimos 11 anos”, destaca.

Em setembro de 2018 foram seis mortes, o mesmo período de 2019, apresentou dois homicídios. O dado representa a menor média em onze anos.

No mês de setembro foram efetuadas quatro prisões em flagrante por tráfico de entorpecentes, três prisões em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, quatro prisões de foragidos da justiça e nove prisões por mandados judiciais. Também foram apreendidos 16 quilos de entorpecentes e diversas armas de fogo. “Temos a convicção de estarmos no caminho certo. Bento Gonçalves é uma cidade segura”, disse o Comandante.

Com a chegada dos oito novos soldados ao 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), e do 4ª BPCHOQUE, em Caxias do Sul, que contou com o apoio e solicitação do Poder Executivo Municipal junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado, as ações integradas de policiamento ostensivo e preventivo foram intensificadas, através da utilização do sistema de inteligência e da realização de barreiras e abordagens em pontos estratégicos e críticos para as áreas de crime, a fim de coibir todo tipo de ação delituosa.

O planejamento das ações segue orientações de análise criminal e também do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, com base nas estatísticas e informações.

Guarda Civil Municipal

Para garantir a segurança dos munícipes, a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza diversas ações de patrulhamento preventivo nos bairros da Cidade. As operações, que visam estreitar a relação entre o órgão e a população, são constantes e itinerantes, de acordo com a necessidade de cada região. Além disso, a GCM colabora com as policias Civil e Militar, por meio de operações em conjunto (forças-tarefa). “Realizamos ações que podem ser voltadas contra o uso de entorpecente, perturbação de sossego, tráfico de drogas, entre outros. Mas, além disso, atendemos outras ocorrências, como acidentes de trânsito com vítima, furto e roubo. Mas, sempre realizando um trabalho integrado com as forças de segurança”, destaca o secretário de Segurança Diego Caetano.

Investimentos

Neste ano, através de emenda da bancada Gaúcha, o Município recebeu cinco viaturas para a Brigada Militar e três fuzis para a Polícia Civil. Além de 14 câmeras de videomonitoramento e coletes. Em Bento Gonçalves, através da administração Municipal, foram instaladas 43 câmeras de videomonitoramento, dessas, oito estão com o sistema LPR, que realiza a identificação de veículos furtados e roubados.

Além disso, a Prefeitura instalou 240 quilômetros de fibra ótica, possibilitando o monitoramento das comunidades do interior. O Poder Público também é responsável pela manutenção de todas as câmeras de videomonitoramento. O monitoramento é realizado no Centro Integrado de Operações, instalado na sede do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT).
A Prefeitura conta ainda com 49 servidores cedidos para as forças de segurança.

Botão Voltar ao topo