NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul: mulheres fazem curso na SMTTM sobre mecânica e trânsito

Capacitação realizada pelos agentes da secretaria reuniu 44 participantes nesta semana

A Escola Pública de Trânsito (EPT), departamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), recebeu na noite desta terça-feira (1º/10) 44 participantes em mais uma edição do curso Mecânica de Batom. A capacitação é uma oportunidade para que o público feminino amplie o conhecimento sobre manutenção preventiva e saiba como agir em possíveis problemas no veículo, garantindo mais segurança e independência no trânsito.

Fotos: Leonardo Portella

Antes de aprender na prática, as participantes do curso recebem instruções teóricas sobre os veículos, além de dicas de direção preventiva. No bate-papo com os fiscais de trânsito, elas aprendem sobre o cuidado com o automóvel, as regras para utilização de equipamentos para transporte de crianças e recebem as primeiras orientações sobre a troca dos pneus, calibragem, verificação do óleo, líquidos, e outros componentes da mecânica do veículo.

Mais tarde, no pátio, é a vez de praticar os ensinamentos. Na troca de pneus, por exemplo, uma das atividades com mais dúvidas das participantes, o gerente de Educação para o Trânsito da SMTTM, Joelson Queiroz, explica o passo a passo para conseguir substituir o pneu danificado por outro em condições normais de uso. Isso inclui desde a sinalização, com a utilização do triângulo de emergência, até o manuseio do macaco hidráulico que impulsionará o veículo e permitirá o procedimento.

Uma das orientações do fiscal é que as pessoas treinem a troca na garagem de casa. “É fundamental que todos conheçam o seu veículo. Saibam onde estão os equipamentos de segurança, como manuseá-los, quais os protocolos a serem seguidos. E praticar isso em um ambiente confortável e sem pressa é uma boa dica para obter sucesso quando isso vier a ocorrer nas ruas”, enfatizou Queiroz.

A analista comercial Alexandra Barros, de 28 anos, contou que pôde tirar dúvidas durante o curso. “São temas importantes e que acabamos indo pra rua sem saber o passo a passo. Agora já tenho uma noção de como trocar o pneu do meu carro sem precisar de ajuda”, contou ela.

Outros equipamentos também foi pauta no curso. O mecânico da SMTTM, Rodrigo Scain, explicou que automóveis com injeção eletrônica (sistema de alimentação de combustível) jamais devem ser submetidos a “pegar no tranco”. A prática, quando o veículo é empurrado e o motor é acionado com o solavanco da entrada da segunda marcha, pode ocasionar problemas futuros e deve ser evitada. O mesmo não ocorre nos veículos mais antigos, que não possuem o mesmo sistema.

“O padrão do curso é esse: teoria, prática e muita conversa. É proporcionar um bate-papo, sem medo de perguntar, com profissionais à disposição para sanar todas as dúvidas”, resumiu Queiroz.

Uma nova edição do curso está programada para novembro. A data e o horário serão divulgados no site da prefeitura. Além da capacitação para mulheres, a SMTTM organiza o Mecânica de Bigode, exclusivo para o público masculino.

Botão Voltar ao topo