Rio Grande do Sul

26ª Feira do Livro de Bom Jesus acontece de 8 a 11 de outubro

Com o tema “Outros olhares”, a 26ª Feira Municipal do Livro de Bom Jesus será realizada de 8 a 11 de outubro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus.

A realização é do Departamento de Cultura, com o apoio e participação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, apoio institucional da Associação Bom-Jesuense de Amigos da Cultura (ABAC) e do Conselho Municipal de Política Cultural.

A equipe organizadora teve que buscar alternativas para superar dificuldades que se apresentaram à realização do evento. E as soluções encontradas proporcionam a inovação e o aprimoramento da Feira do Livro. Diante disso, nesta edição o título de patrono será compartilhado pelos autores Olavo Ramalho Marques e Egber Antônio Tibola da Silva, mais a participação de um autor presente e também um palestrante animador. Todos eles terão espaço na Feira para explanação sobre suas obras, apresentando e defendendo ideias e modos de vida, oportunizando um leque de variadas linhas ideológicas e de gêneros literários.

A Feira valoriza e promove o livro/leitura/literatura e deve comercializar títulos variados como de escritores bom-jesuenses, livros espíritas, de autoajuda, religiosos, literatura infantil e juvenil, literatura nacional e internacional para adultos, gastronomia, saúde e ervas, turismo, negócios, livros acadêmicos, de arte, pedagógicos e inclusivos. Para a definição do livreiro, a equipe também analisou entre algumas propostas recebidas e optou por ter como parceira para esta edição a Livraria Outras Páginas, de Passo Fundo, que tem à frente o bom-jesuense Diones Lima, já com larga experiência em diferentes eventos literários, como exemplo o de Passo Fundo.

Todas as escolas do município já receberam um livreto com as informações referentes aos autores que estarão em Bom Jesus e sobre suas obras, para facilitar a identificação dos autores pela classe estudantil e motivar atividades em sala de aula com essas temáticas e conceitos trabalhados no evento.

Além dos livros, a Feira terá palestras e apresentações artísticas de música e artes cênicas. O horário de funcionamento da Feira do Livro será das 9h às 21h e terá livros com preços bem acessíveis e também lançamentos.

PATRONOS

OLAVO RAMALHO MARQUES – Antropólogo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Campus Litoral Norte, atuando no Mestrado em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento e em disciplinas na área da Antropologia e Ciências Sociais junto a cursos de graduação da universidade. É doutor em Antropologia Social pela UFRGS e autor do livro “Sobre raízes e redes: territorialidades negras no sul do Brasil”. Foi professor da Universidade de Caxias do Sul e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) nos campus Osório e Caxias do Sul, onde atuou como coordenador de Extensão e Coordenador de Desenvolvimento Institucional. Vem dedicando-se à pesquisa e produção de conhecimento nas áreas de Antropologia Urbana e Antropologia Visual e da Imagem, tematizando especialmente as identidades, territorialidade e memórias entre populações tradicionais do sul do Brasil.

EGBER ANTÔNIO TIBOLA DA SILVA – Nascido na cidade de Caxias do Sul, no dia 25 de abril de 1977, filho de Délcio Antônio da Silva e Leida Tibola da Silva. Ainda em seu primeiro ano de vida, foi trazido para Bom Jesus, onde cresceu influenciado pelos princípios da “Palavra de Deus”. Sua avó paterna, dona Magdalena Ferreira de Mello da Silva, católica praticante, dedicava-se a ensinar-lhe a Bíblia Sagrada e a fé cristã. Cursou seus primeiros anos escolares na Escola Conde Afonso Celso e, na adolescência e juventude, dedicou-se a aprofundar seus conhecimentos bíblicos e teológicos, tendo sido consagrado Pastor aos 21 anos de idade. É casado com Marta Cândido da Silva há 21 anos. O casal tem quatro filhos: Letícia, Linda Antônia, Egber Davi e Lidia Hadassa. Exerceu o pastorado nas cidades de Caxias do Sul, São Marcos, Sananduva e Ibirubá. Há 12 anos em Carazinho, dirige a Igreja Lugar de Vida, naquela cidade, além das igrejas de Passo Fundo e Não-Me-Toque.

Bacharel em Administração pela Universidade de Passo Fundo, Egber possui formações em Coach Profissional com PNL, Advanced Coach, Master Coach e Liderança de Alta Performance pelo Instituto Brasileiro de Alta Performance e pela Rede de Empreendedores. Hoje cursando MBA em Liderança Sustentável e Coaching Executivo. Em 2016 foi agraciado pelo Município de Carazinho com a Comenda Leonel de Moura Brizola, em reconhecimento aos seus relevantes serviços àquela comunidade. Em 2017, recebeu da ICAL (Coalização das Lideranças Apostólicas Internacionais) o título de Apóstolo, em reconhecimento à sua influência como liderança cristã no RS.

AUTOR PRESENTE

SAMUEL SCHNEIDER – Residente em Passo Fundo, é formado em Direito, Mestre em História e professor de Ensino Fundamental. Já estudou na Alemanha, faz palestras e recentemente lançou um canal no YouTube divulgando suas pesquisas sobre o nazismo de Adolf Hitler. É autor dos livros Documentos nazistas: crimes do Exército alemão na União Soviética (Passo Fundo: Méritos, 2018), Hitler conquista a União Soviética: origens do imperialismo nazista (Passo Fundo: Saluz, 2019) e Família Cescon: memórias da Segunda Guerra Mundial (Passo Fundo: Saluz, 2019).

CONTADOR DE HISTÓRIAS

CÁSSIO BORGES – Contador de histórias, mediador de leitura e animador cultural. Trabalhou na Biblioteca Municipal de Passo Fundo, inclusive na Jornada Nacional de Literatura. No SESC Passo Fundo, desenvolve seu trabalho acompanhando os projetos Biblioteca SESC, SESC Mais Leitura, SESC Literatura e Arte da Palavra. Durante sua caminhada, já atingiu mais de 25 mil crianças, jovens, adultos e idosos com suas histórias, poesias, saraus e outras atividades literárias.

Botão Voltar ao topo