EducaçãoGastronomiaRio Grande do Sul

Oficinas da UCS Hortênsias no 3º Petit Sabores de Canela ensinam aproveitar alimentos

Aproveitar os alimentos, como na oficina com pratos à base de casca de banana, foi um destaques da estrutura geosédica na praça João Corrêa

A qualidade dos cursos de Gastronomia e de Nutrição garante espaço privilegiado para a UCS Hortênsias no 3º Petit Sabores de Canela, integrante do 10º Sabores de Canela. Neste sábado (5), às 15 horas, a Universidade participa com a oficina Montando um prato saudável, com a professora Gabriela Chilanti, coordenadora do curso de Nutrição do campus. Já às 16 horas, a professora Heloísa Theodoro, também do curso de Nutrição, coordena a oficina Grau de processamento dos alimentos: qual a melhor escolha?

Fotos: Cleiton Thiele/SerraPress

“Vamos repetir Cozinhando com a Casca de Banana no sábado. No domingo, vamos trabalhar com estrogonofe de melancia. A polpa simula o molho de tomate, e a parte branca da fruta é como se fosse carne”, detalha a professora Kátia Viana de Souza, coordenadora do curso de tecnologia em Gastronomia da UCS Hortênsias.

No domingo (6), às 14 horas, a professora Gabriela Chilanti entra em cena com a oficina Desvendando os rótulos dos alimentos. Às 15 horas, a oficina será Cozinhando com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s): do jardim para a mesa, com Rodrigo Mylius.

Todas as oficinas acontecem na estrutura geodésica da praça João Corrêa, no Centro de Canela. Ainda, a Universidade fará a curadoria do concurso Receitas de Família, de onde sairão as três melhores preparadas em Canela.

Segundo a professora Kátia, um dos propósitos da UCS no evento é mostrar como é possível aproveitar ao máximo os alimentos, como a PANC ora-pro-nobis e a própria casca da banana, com a qual se pode fazer bolos. Quanto à participação de acadêmicos, ela salientou que a inserção nas atividades na praça são uma extensão. “O aprendizado também acontece quando a gente sai da sala de aula”, finaliza ela.

PÚBLICO PRESTIGIOU OFICINAS DA UCS

A participação da UCS Hortênsias começou no primeiro fim de semana do 3º Petit Sabores de Canela, nos dias 28 e 29 de setembro. Acadêmicos e professores dos cursos de Gastronomia e Nutrição promoveram oficinas na estrutura geodésica da praça João Corrêa.

No primeiro dia, o tema foi Cozinhando com a casca de banana, coordenada por Iraci Brohem e, no segundo, Desvendando rótulos dos alimentos, elaborada por Karen Mello de Mattos Margutti e Pamela Antoniazzi dos Santos. Já no domingo, os assuntos trataram sobre Cozinhando com plantas alimentícias não convencionais (Panc’s): do jardim para a mesa, com Rodrigo Mylius, e Grau de processamento dos alimentos: qual a melhor escolha?, sob responsabilidade das professoras do curso de Nutrição da UCS Hortênsias, Karen Margutti e Pamela Santos.

Botão Voltar ao topo