Uma pesquisa do Zoom, plataforma de comércio eletrônico, revela que a Black Friday, está cada dia mais consolidada no Brasil. Dos 4.398 entrevistados, 95% pretendem comprar e 60% afirmam que gastarão mais de R$ 1.000 este ano. Além disso, 90% não tiveram problemas com as compras feitas em 2018, o que mostra o avanço da eficiência nas operações das lojas em relação às edições anteriores do evento.
Embora as expectativas sejam positivas e haja expressiva melhoria da percepção da data no Brasil, o cenário de instabilidade econômica está deixando os brasileiros cada vez mais conscientes da necessidade de pesquisar informações para decidirem o que comprarão no evento: 98% afirmam que buscam informações e monitoram preços dos produtos que desejam comprar na Black Friday. Os mais desejados para a data são: eletrodomésticos (56%), eletrônicos (50%) e celulares (48,5%). Porém, independente do produto almejado, a maioria (74%) afirma que o principal fator para tomarem a decisão de compra é o preço.
Outro destaque da pesquisa do Zoom é que 66% estão pensando em antecipar suas compras de Natal e 59% pouparam dinheiro ao longo do ano, otimistas de que encontrarão boas oportunidades de compras no evento. Isso porque, mais cautelosos, os consumidores preferem poupar o 13º salário ou usar o benefício para outras finalidades.
“Os resultados da pesquisa revelam que os consumidores estão cada vez mais comprando consciente e, diante do amadurecimento da data, a edição de 2019 tem tudo para ser uma ótima oportunidade para economizar e para o varejo liquidar estoques”, comenta Thiago Flores, CEO do Zoom. “A fórmula para ter um evento de sucesso é oferecer descontos expressivos, investir em logística e infraestrutura, além de estar preparado para atender o cliente da melhor forma possível, proporcionando uma boa experiência de compra. São esses fatores que foram determinantes para o evento ter entrado de vez no calendário de compras do brasileiro”, finaliza.
Confira os resultados completos da pesquisa do Zoom nas tabelas abaixo:
Você comprou na Black Friday 2018? |
Não |
53% |
Sim |
47% |
Você comprou algum produto dessas categorias na Black Friday 2018? |
Eletrodomésticos |
45% |
Eletrônicos |
37% |
Celulares |
36% |
Informática |
23% |
Moda e Acessórios |
22% |
Saúde/ Cosméticos e Perfumaria |
14,5% |
Casa e decoração |
12% |
Livros |
10% |
Alimentos e bebidas |
9% |
Esporte e Lazer |
7% |
Outros |
7% |
Você teve algum problema com as compras feitas na Black Friday 2018? |
Sim |
10% |
Não |
90% |
Você pretende comprar na Black Friday 2019? |
Sim |
95% |
Não |
5% |
Quais são as categorias de produtos que você gostaria de comprar durante o evento? |
Eletrodomésticos |
56% |
Eletrônicos |
50% |
Celulares |
48,5% |
Informática |
32% |
Moda e acessórios |
20% |
Saúde, cosméticos e perfumaria |
15% |
Casa e decoração |
23% |
Outros |
12% |
Livros |
11% |
Esporte e lazer |
11% |
Alimentos e bebidas |
8% |
Quanto você pretende gastar na Black Friday 2019? |
Mais de R$ 1.000 |
60% |
De R$ 500 a R$ 1.000 |
25% |
De R$ 200 a R$ 500 |
11% |
Até R$ 200 |
3% |
Você pretende usar seu 13º para fazer compras na Black Friday? |
Não |
67% |
Sim |
33% |
Você pretende aproveitar a Black Friday para antecipar suas compras de Natal? |
Sim |
66% |
Não |
34% |
O que você prioriza na hora de fazer uma compra? |
|
Preço |
74% |
Lojas em que já tive uma boa experiência |
13% |
Frete |
6% |
Outro |
6% |
Prazo de entrega |
1% |
Você pretende aproveitar a Black Friday comprando em lojas físicas ou lojas online? |
Lojas online |
52% |
Lojas físicas e online |
46,5% |
Somente lojas físicas |
1,5% |
Você costuma pesquisar informações antes da Black Friday sobre produtos que deseja comprar? |
Sim |
98% |
Não |
2% |
Você monitora preços dos produtos que deseja comprar antes da Black Friday? |
Sim |
98% |
Não |
2% |
Você costuma guardar dinheiro ao longo do ano para aproveitar os descontos oferecidos na data? |
Sim |
59% |
Não |
41% |
Qual é o seu sexo? |
Masculino |
59% |
Feminino |
41% |
Em que faixa etária você se encaixa? |
Entre 50 e 60 anos |
19% |
Entre 35 e 39 anos |
14% |
Entre 40 e 44 anos |
14% |
Entre 30 e 34 anos |
13% |
Entre 45 e 49 anos |
11,5% |
Entre 25 e 29 anos |
10,5% |
Entre 18 e 24 anos |
9% |
Mais de 60 anos |
8% |
Menor de 17 anos |
1% |
Em que região do Brasil você mora? |
Região Sudeste |
53,5% |
Região Nordeste |
20% |
Região Sul |
16% |
Região Centro-Oeste |
7% |
Região Norte |
3,5% |
Fonte: Zoom 2019