NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo encerra mutirão da saúde da mulher neste sábado

Neste sábado (5), a Secretaria da Saúde de São Leopoldo encerra o mutirão de quatro finais de semana voltados para a saúde da mulher, no Hospital Centenário. A parceria do município com a ONG Juntos Pela Vida disponibilizou médicos ginecologistas para atender 800 mulheres de diversos bairros da cidade.

O conjunto de ações abrange consultas ginecológicas, com exames de pré-câncer e encaminhamento para realização de mamografia. Também serão realizadas 40 cirurgias de mama e 100 consultas de mastologia, além da retomada das cirurgias ginecológicas no Hospital Centenário. Todas as 200 mulheres agendadas para a realização da consulta e exames neste sábado foram informadas via Whatspp do local e hora onde deveriam comparecer neste sábado.

A série de consultas será concluída no mês de mobilização contra o câncer de mama, mas começou de fato ainda em agosto. Para o secretário da Saúde Ricardo Charão, o mutirão representa um compromisso da gestão com a saúde da mulher.

“O Outubro Rosa é simbólico, mas o trabalho de prevenção da Secretaria da Saúde faz parte da nossa política o ano todo”, destacou. Charão acrescentou que a questão do machismo ainda interfere em questões delicadas que envolvem a intimidade feminina. “Essa ação promovida serviu também para empoderar as mulheres. Muitas delas revelaram que fizeram pela primeira vez porque os maridos não permitiam visitas ao ginecologista”, disse.

Botão Voltar ao topo