Neste sábado (5), a Secretaria da Saúde de São Leopoldo encerra o mutirão de quatro finais de semana voltados para a saúde da mulher, no Hospital Centenário. A parceria do município com a ONG Juntos Pela Vida disponibilizou médicos ginecologistas para atender 800 mulheres de diversos bairros da cidade.
O conjunto de ações abrange consultas ginecológicas, com exames de pré-câncer e encaminhamento para realização de mamografia. Também serão realizadas 40 cirurgias de mama e 100 consultas de mastologia, além da retomada das cirurgias ginecológicas no Hospital Centenário. Todas as 200 mulheres agendadas para a realização da consulta e exames neste sábado foram informadas via Whatspp do local e hora onde deveriam comparecer neste sábado.
A série de consultas será concluída no mês de mobilização contra o câncer de mama, mas começou de fato ainda em agosto. Para o secretário da Saúde Ricardo Charão, o mutirão representa um compromisso da gestão com a saúde da mulher.
“O Outubro Rosa é simbólico, mas o trabalho de prevenção da Secretaria da Saúde faz parte da nossa política o ano todo”, destacou. Charão acrescentou que a questão do machismo ainda interfere em questões delicadas que envolvem a intimidade feminina. “Essa ação promovida serviu também para empoderar as mulheres. Muitas delas revelaram que fizeram pela primeira vez porque os maridos não permitiam visitas ao ginecologista”, disse.