NotíciasRio Grande do Sul

Aeroporto de Vila Oliva: detonações de grande porte na Estrada do Raposo

Paredão de pedras de 250 metros de extensão foi desmanchado. Abertura da via continua

Caxias do Sul/RS – A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) concluiu as detonações de grande porte junto à Estrada do Raposo, como é conhecida a Estrada Municipal Luiz Daneluz. O trecho faz a ligação entre o distrito de Vila Oliva e o município de Gramado. A via está passando por obras de alargamento com o objetivo de fazer uma ligação para o futuro aeroporto regional da Serra Gaúcha. A Smosp executa e trabalho desde outubro do ano passado, com previsão de conclusão para o fim de 2019.

Nos últimos dois meses, os servidores se concentraram na detonação de um paredão de pedras de 250 metros de extensão, 15 metros de altura e quatro metros de largura, próximo à ponte sobre o arroio Tigrinho. A Smosp tem feito grandes detonações no trecho desde o início dos trabalhos. O local fica junto a um precipício de 100 metros de altura. Todo o material rochoso que se desprendeu com as detonações está sendo retirado e reaproveitado na própria obra.

Fotos: Luciane Modena/PMCS

“Essa estrada tem 10 quilômetros, ao todo, e já concluímos o alargamento em pelo menos oito quilômetros. A estrada também está recebendo drenagem e terraplanagem. As detonações sempre foram necessárias, mas nesse trecho chegamos a utilizar mais uma tonelada de explosivos uma única vez em alguns momentos”, comenta o engenheiro Leandro Pavan, titular da Smosp, que acompanha os trabalhos.
Com a abertura, a pista está passando de três para 13 metros de largura. Todo o andamento – desde a topografia, o projeto, as sondagens, o maquinário e os operadores – é executado pela Smosp. O bloqueio no trânsito permanece em dias de semana, em horário comercial, para continuidade dos serviços. desvios, serão utilizadas a Estrada da Grota (veículos de passeio) ou a Estrada de Tunas Altas (demais veículos).

Botão Voltar ao topo