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Exemplo de Pelotas: prefeitura já confeccionou 190 Carteiras do Autista

Para facilitar o acesso e aumentar a adesão ao serviço, a Secretaria de Assistência Social realiza mutirão de atendimento do Centro de Atendimento ao Autista

Pelotas/RS – Desde o final de agosto, quando a Prefeitura lançou o serviço de confecção da Carteira do Autista, 190 já foram produzidas pela Secretaria de Assistência Social (SAS). O documento, que é gratuito, dá prioridade de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em repartições públicas e estabelecimentos comerciais e privados, abrangendo supermercados, farmácias, bancos, restaurantes e lojas.

Iraciara Jahnecke saiu da unidade com a carteirinha do filho em mãos – Fotos: Michel Corvello

Para tornar mais fácil o acesso da população e dar mais visibilidade ao serviço, o Município organizou mutirões de confecção no Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura – unidade da Prefeitura que é referência no estado e beneficia, atualmente, 420 crianças, jovens e adultos. A atividade ocorreu nesta sexta-feira (4), quando 31 documentos foram encaminhados para confecção e 15 entregues. A ação se repetirá na segunda (7), das 8h às 11h30min e das 13h às 17h.

O secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, assinalou que a ideia é facilitar o acesso a pessoas que vão habitualmente ao Centro para aulas e atendimentos, além de dar ênfase à iniciativa, que é uma ferramenta necessária para o cumprimento da legislação – a Lei nº 6.557/18, de autoria do então vereador Luiz Henrique Viana (PSDB) e atual deputado estadual, institui o atendimento preferencial a autistas.

“A carteirinha vai facilitar muito no dia a dia. Pelo tempo de espera e tumulto das pessoas, ele [o filho de 16 anos] fica nervoso e é preciso ir embora. Espero que os lugares respeitem a lei”, disse Iraciara Jahnecke, que saiu do Centro, nesta sexta, com o documento do jovem em mãos.

Para a vice-diretora Milene Viana, a iniciativa do Município é positiva porque dá chance àquelas pessoas que frequentam o local para agilizarem o encaminhamento da carteira.

Confecção também na Secretaria

Os pais e responsáveis, que preferirem, podem obter a carteira diretamente na SAS, na rua Marechal Deodoro, 404. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3309.3645, de segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h. É necessária a apresentação de documento de identidade do responsável e da criança ou jovem, cópia do laudo médico, comprovante de residência e uma foto 3×4.

Papel dos estabelecimentos

A legislação orienta detentores de espaços públicos e privados a incluírem, em todas as suas placas de atendimento preferencial, o símbolo universal do autismo – um laço colorido, com uma estampa de peças de quebra-cabeças em várias cores. Com o lançamento da carteirinha, os locais já passaram a aceitá-la; o não cumprimento poderá acarretar em advertência e multa. A presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Brandina Buttow, também atuou na atividade desta sexta.

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