NotíciasRio Grande do Sul

Turismo rural do Vale Germânico é pauta de reunião em Novo Hamburgo

Tendo em vista o processo de Planejamento de Turismo para a Região do Vale Germânico, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo (Sedec), por meio da Diretoria de Turismo, debateu na última semana, na Universidade Feevale, o segmento de Turismo Rural, em parceria com a EMATER/RS-Ascar, Escritório Regional de Porto Alegre e os municípios de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Presidente Lucena, Nova Hartz, Santa Maria do Herval, Sapiranga e São Leopoldo.

O encontro de Nivelamento das Ações em Turismo Rural envolveu gestores de turismo e de agricultura e técnicos da EMATER/RS-Ascar. O objetivo principal do encontro foi fortalecer parcerias para viabilizar o estudo do potencial das áreas rurais e assim construir estratégias coletivas para a formatação de novos produtos turísticos, que valorizem a produção orgânica, gastronomia, artesanato e as agroindústrias.

O diretor de Turismo, Deivid Schu, apresentou o desenrolar do processo de formalização do Vale Germânico junto ao Mapa de Regionalização do Turismo Brasileiro, proposto pelo Ministério do Turismo, e a especialista responsável pela temática de Turismo Rural na região, Elisângela Froehlich, foi quem conduziu a reunião por parte da EMATER/RS-Ascar.

Como desdobramento do encontro foi apontado pelos participantes a necessidade de estudo para a criação de um selo regional de identificação da produção regional, bem como a importância de ofertar capacitações para os empreendedores interessados em atuar nas cadeias do turismo.

Botão Voltar ao topo