Com o propósito de unir esforços, recursos e competência para promover o desenvolvimento regional, educacional, científico e tecnológico, foi assinado nessa quinta-feira, 10 de outubro, termo de cooperação técnica entre a Universidade Luterana do Brasil e o Consórcio Público Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul- SC e RS, gestor do Projeto Geoparque. O documento foi assinado pelo reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, e pelo prefeito Carlos Souza, representando o Consórcio .
o projeto Geoparque Cânions do Sul abrange mais seis municípios da divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, totalizando 2.830km² :Em Santa Catarina os municípios são Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande e no Rio Grande do Sul, os municípios são Torres, Mampituba e Cambará.
Para a consecução do objetivo do termo, o Consórcio compromete-se a desenvolver em parceria as atividades propostas pela Ulbra e pelos dirigentes do Consórcio responsáveis pelas atividades de extensão, pesquisa e ensino da ULBRA. Deve promover a participação efetiva dos participantes/membros nas ações extensionistas e em outras atividades de Educação, propostas pela Universidade, receber a comunidade acadêmica interessada em participar das atividades de extensão, pesquisa e ensino, entre outros.
Em contrapartida, a ULbra compromete-se a colaborar para o desenvolvimento das ações propostas, divulgar o Consórcio junto aos meios de comunicação, ações, atividades e sociedade civil organizada sobre as iniciativas realizadas em conjunto, divulgar junto aos seus cursos de graduação e/ou pós-graduação as ações desenvolvidas pela entidade parceira através das atividades de extensão, pesquisa e ensino, entre outros.