Porto Alegre

Ospa interpreta Mozart e Tchaikovsky com maestro islandês Gudni Emilsson

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta uma seleção especial da música de concerto pela Série Pablo Komlós. No próximo sábado (19), às 17h, dois dos maiores nomes da música clássica são revisitados. Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) ganham destaque na programação conduzida pelo premiado maestro islandês Gudni Emilsson, regente titular da Filarmônica da Tailândia. No solo, a renomada flautista Claudia Nascimento junta-se à sinfônica. A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura (Sedac).

Programa

A apresentação tem início com a obra O Concerto de Flauta Nº 1 em Sol maior, K. 313, escrita em 1778 por Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Encomendado pelo flautista holandês Ferdinand De Jean em 1777, o compositor deveria fornecer quatro quartetos de flauta e três concertos de flauta, mas ele completou apenas dois dos três concertos, sendo K. 313 o primeiro. A peça é pontuada para um conjunto padrão de cordas orquestrais, dois oboés (que são substituídos por duas flautas no movimento Adagio) e dois chifres. A composição é dividida em três movimentos: Allegro maestoso, Adagio ma non troppo e Rondo: Tempo di Menuetto.

Na segunda parte do programa, a orquestra executa Sinfonia Nº 6, Op.74 Patética, de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), que é cercada de mistérios. O compositor finalizou a peça em agosto de 1893 e regeu sua estreia dois meses depois, em São Petersburgo, nove dias antes de falecer, vítima de cólera. O retrato intimista da obra gerou má repercussão. Quando o assunto era sinfonia, a plateia esperava ouvir uma música que explorasse a grandiosidade temática. A Sexta Sinfonia, por sua vez, inicia e termina com melancolia. Tchaikovsky não gostou da recepção da peça e resolveu refazer alguns trechos, além de acrescentar o título Patética. Desde então, criou-se um imaginário em torno da obra e de sua morte inesperada.

Concerto da Série Pablo Komlós | Porto Alegre

Quando: 19 de outubro de 2019, sábado, às 17h
Onde: Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari, na av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
Mais informações no site da Ospa e pelo telefone (51)3222-7387.

Botão Voltar ao topo