Porto AlegreVariedades

Movimento Vento Livre promove ação literária e social

‘A Carta Chegou’ destinará material para instituições sociais. Ação visa estímulo à redação de cartas com mensagens positivas

Estimular as pessoas a escrever cartas, através de mensagens positivas, que serão destinadas a entidades sociais e público em geral é o mote de “A Carta Chegou”, iniciativa do Movimento Vento Livre, com apoio e parceria da Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190). A ação terá lançamento no dia 23 de outubro (quarta-feira), a partir das 16h, no prédio histórico da instituição da Secretaria Estadual da Cultura, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre (Riachuelo, 1190, esquina com General Câmara), onde serão instalados baús, nos setores de Referência e Empréstimo.

Idealizada por Amélia Mari Passos, do Vento Livre, a iniciativa envolve a retomada do hábito das correspondências, que podem ser escritas em forma de prosa ou poesia, com palavras afetuosas, histórias bonitas e sonhos, contendo mensagens de ânimo e otimismo, para quem precisa de estímulo. Depositadas em baús estas seguirão para casas de repouso de idosos, instituições de passagem de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e dependentes químicos. As mensagens visam também alcançar as pessoas que as escrevem. “É um presente para todos nós! Envolve gente que gosta de gente, que aprecia surpresas. Viver momentos únicos, fazer o bem sem saber a quem”, afirma Amélia Passos. A ideia é estender o projeto a vários pontos de Porto Alegre, em especial a entidades culturais e de ensino, para tornar melhor a realidade de quem precisa de um ”afago” na alma e no coração.

Movimento Vento Livre
Criado em julho último, com o intuito de realizar ações na área literária, acredita na ação transformadora da união de pessoas solidárias, e na força motriz do voluntariado como evolução para todos nós. Cria oportunidades que visam o crescimento aos envolvidos, como pessoas e cidadãos, através do incentivo à leitura e do conhecimento compartilhado de todas as áreas possíveis, que beneficiem a sociedade como um todo. Tendo como valores a responsabilidade social, o amor à arte, a integridade, transparência e amor ao próximo, tem como escritores facilitadoras Amelia Mari Passos, Berenice Sica Lamas, Cristina Macedo, Magali Oliveira e Morganah Marcon, que é diretora da Biblioteca Pública do Estado.
“Penso que não há nada mais artístico do que amar verdadeiramente as pessoas” – Vicente Van Gogh (1953-1890).

Serviço:
Dia: 23 de outubro (quarta-feira)
Hora: a partir das 16h
Local: Biblioteca Pública do Estado do RS (Riachuelo, 1190) – Centro Histórico de Porto Alegre/RS
Informações: Com Amélia Passos (ameliamaripassos@gmail.com e @ameliamaripassos) ou na BPE-RS, com Morgana Marcon (bpe.direcao@gmail.com).
Entrevistas: Com Amélia Passos – (51) 98439-0464).
Entrada franca.

Botão Voltar ao topo