NotíciasRio Grande do Sul

Workshop e oficina agregam conhecimento aos servidores de Caxias do Sul

Atividades integram programação da Semana do Servidor 2019

Usar dos talentos e praticar ações no dia a dia para atingir seu propósito. Esse pensamento foi comum nas atividades realizadas nesta terça-feira (22/10) dentro da programação da Semana do Servidor 2019. Pela manhã, o workshop “Propósito Profissional” e no final da tarde a oficina de “Mobgrafia” proporcionaram momentos de reflexão e de novos aprendizados para os servidores.

Foto: Susana Moreira

O workshop realizado na Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) incentivou a adoção imediata de posturas para a construção do propósito de cada servidor. “Agregou bastante para esclarecer meu propósito profissional, no sentido de melhorar a minha qualidade de vida, além de realizar melhor meu trabalho tentando atingir melhores resultados e com mais foco na carreira”, disse a servidora Cláudia Oliveira Bittencourt.

O instrutor da atividade, Rafael Zenatto, deu dicas para a construção de propósitos. “Em vez de reclamar, podemos pensar em como resolver os problemas que aparecem, propor novas ideias, novas soluções, ajudar o colega com alguma atividade, ou me dedicar para uma atividade nova que estou desenvolvendo”, disse. “Às vezes o propósito é algo lá na frente. Porém, quando começamos a colocar hábitos positivos na nossa vida, ficamos mais próximos desse propósito, com equilíbrio, significado e o dia a dia ficando mais leve”, complementou Zenatto.

Já a Oficina de “Mobgrafia” foi conduzida pela servidora Márcia Helena Maciel Dall’Ago, que compartilhou com os participantes seu hobbie com a fotografia e o tratamento das imagens. Ela deu dicas utilizando os recursos e as facilidades que o celular proporciona para a produção de fotos e o tratamento de imagens.

Segundo Márcia, o intuito da atividade foi incentivar o servidor. “Lembrar daquilo que eles gostam de fazer. Muitas pessoas gostam de fotografar e guardam para si. A intenção da oficina foi que as pessoas possam editar e compartilhar as imagens com mais qualidade e alegria”, expressou. Para Luciane Vargas, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), a participação nas atividades foi positiva. “A Semana do Servidor permite interagir e conhecer outros servidores, além dos novos conhecimentos que são adquiridos”, revelou.

À noite, servidores e comunidade assistiram ao show de César Oliveira e Rogério Melo realizado na Casa da Cultura. O encontro comemorou os 20 anos de carreira da dupla e contou com participações especiais. A promoção surpresa distribuiu ingressos dentro da programação da Semana do Servidor.

Nesta quarta-feira (23/10), a programação apresenta a ação “A propósito, vamos alongar? Exercitando a flexibilidade”, na Biblioteca Parque Largo da Estação. Na quinta-feira (24/10), a Smosp recebe a palestra “Ser feliz: desafios e possibilidades”. No mesmo dia, no Centro Administrativo, inicia o curso “Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal” e, à noite, os servidores e a comunidade são convidados para a festa “Curta-se +”, a partir das 21h, no Zarabatana Café, no Centro de Cultura Ordovás.

A 18ª Semana do Servidor é uma realização da Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), por meio da Comissão Organizadora da Semana do Servidor, composta por representantes de diversas secretarias municipais, Fundação de Assistência Social (FAS), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam) e Câmara de Vereadores. O evento conta com ações formativas e de integração aos colegas e tem o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Metadados, Microlins, Gênese Treinamentos, Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Botão Voltar ao topo