Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves tem o maior número de agroindústrias do RS

Bento Gonçalves é referência no âmbito das agroindústrias, sendo o município com maior número de estabelecimentos do Estado. Atualmente, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura são 35 empresas cadastradas no Selo Sabor de Bento, e, 29 inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) do Rio Grande do Sul, segundo dados da Emater.

Devido ao crescimento do setor, as agroindústrias já consolidadas seguem ampliando seus negócios, a exemplo da Regina Massas. Nesta terça-feira, 22, no evento de comemoração de um ano da empresa, foi apresentada a nova linha de produtos da marca.

A agroindústria familiar começou como uma simples complementação de renda para a família Comparin, do distrito de São Pedro, no interior de Bento Gonçalves. O crescimento do empreendimento gerou a ampliação da fábrica de massas, conduzida por Kariele, Marcia Regina e Renor Comparin.

O estabelecimento conta com a garantia dos selos “Sabor de Bento” e “Sabor Gaúcho”, certificados que atestam a produção artesanal e sem conservantes. “Eu não tenho palavras para descrever o quanto a gente agradece as pessoas que fazem parte desse progresso. A Regina não é só formada pela nossa família, ela conta com colaboradores que lutam diariamente pelo crescimento do negócio. Em menos de um ano conseguimos ampliar nosso espaço, graças a demanda de pedidos de clientes que atendemos”, comemora Kariele.

O portfólio da empresa passa a contar com massa tradicional em espaguete, talharim, nhoque de batata, moranga e espinafre, além da linha integral: tortei e nhoque e mais três tipos de molho: Bechamel com bacon e azeitonas, Salame Italiano e Gorgonzola. A Regina Massas também conta com os carros chefe para os dias de inverno: capeletti, pien, tortellone de carne, frango, espinafre com ricota, tomate seco com ricota, raviolli de espinafre com requeijão, macarrão e talharim. Os produtos são comercializados em diversos mercados de Bento Gonçalves e também podem ser adquiridos na própria fábrica.

O secretário da Agricultura, Dolval Brandelli, que esteve presente no evento, ressaltou a importância da agroindústria na economia local. “Que essa agroindústria aflore e incentive outras famílias a colocar o seu negócio. O poder público de Bento incentiva os pequenos empreendedores. O crescimento do negócio dessa família é fantástico, ainda ontem eles tinham um espaço pequeno para trabalhar, hoje, contam uma ampliação significativa. Nós queremos que isso se multiplique, porque é importante para nossa cidade também. Não somente a transformação da matéria-prima em um novo produto, mas de forma a ser uma alternativa da geração de riqueza e de ser um forte atrativo com a responsabilidade de fixação do homem no seu meio, produzindo, assim, a sucessão familiar”, relata.

Também estiveram presentes, o subprefeito de São Pedro, Leonildo Cavalet, o coordenador distrital Henrique Nuncio, o coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Cristiano Selbach, e o técnico agrícola Rudinei Heissler.

Botão Voltar ao topo