Rio Grande do Sul

Semana da Água: Gramado pauta uso racional e reaproveitamento de água

Em comemoração à Semana da Água, a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) de Gramado promove atividades especiais relacionadas ao tema

Na tarde de quarta-feira, 23, os vereadores Renan Sartori (MDB) e Luia Barbacovi (Progressitas) falaram sobre o “Uso racional e reaproveitamento da água”, no auditório da Prefeitura.

Segundo o vereador Renan Sartori, a ideia (Programa Municipal de Conscientização e Conservação do Uso Racional de Água – Lei nº 3.729/2019) não é punir e sim orientar e conscientizar a população, de forma a incentivar as boas práticas ambientais, conectando as ideias com os profissionais da área.

O vereador Luia Barbacovi explicou que o projeto cria o sistema de reúso da água da chuva e permite ao Município criar incentivos para o empresário preservar as grandes áreas ambientais de Gramado. “O projeto foi criado na Câmara, mas depende do Executivo”, disse.

No mesmo local, os integrantes da equipe técnica da Companhia Municipal de Saneamento (Comusa) de Novo Hamburgo, Milena Rossetti e Lucas Robaldo, ministraram a palestra “Oficina de captação de água da chuva através da utilização de mini-cisternas”.

Durante a oficina, foi apresentada uma parte teórica sobre a importância e aplicabilidade da água captada através de cisternas. E, na parte prática, os presentes aprenderam sobre a montagem de uma mini-cisterna simples, demonstrando como pequenas atitudes e iniciativas podem contribuir para diminuir o consumo de recursos naturais.

MUDANÇA DE DATA

As ações de plantio de araucárias e a trilha ecológica, que estavam agendadas para terça-feira, 22, foram remarcadas para quinta-feira, 31, às 15h, no Parque dos Pinheiros, com a presença do prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) e grupos de idosos.

Botão Voltar ao topo