Evento para idosos é atração em Novo Hamburgo

A Praça Punta del Este será cenário aberto para uma ação especial de sábado, no dia 26, dentro da agenda alusiva ao Mês da Pessoa Idosa em Novo Hamburgo. O evento A Pessoa Idosa na Praça ocorre das 8h até as 14 horas e conta com vários parceiros e colaboradores.

De acordo com a específica Coordenadoria de Políticas Públicas para o público-alvo do encontro, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), o objetivo é proporcionar uma série de atividades de cidadania e da área da saúde aos passantes de 60 anos ou mais que venham a atravessar naquele dia o conhecido passeio público sob a plataforma do trem.

“O tema deste ano é Corpo e Mente em Movimento, pois precisamos manter a pessoa idosa ativa, tanto fisicamente como em suas relações familiares e comunitárias”, ressalta o coordenador de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, o professor e psicólogo Telmo Silva. “Acolhimento, bem-estar e participação no dia a dia da cidade resume o trabalho que vem sendo desenvolvido pela SDS com a interação de parceiros sociais.”

Entre os representantes da Prefeitura de Novo Hamburgo, além da SDS e que também foram fundamentais na organização do evento, o professor Telmo destaca o Gabinete da Prefeita Fátima Daudt, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e a Guarda Municipal de Novo Hamburgo. “A equipe do Ônibus da Saúde, estacionado na Praça, irá fornecer os seus serviços gratuitos de orientação médica e bucal, incluindo verificação de pressão arterial, além da distribuição da Caderneta do Idoso”, comenta o coordenador. “Já o Programa Melhor Idade (PMI), da Smel, não pretende deixar ninguém parado ao propor momentos descontraídos, alegres, com seus aulões de expressão corporal.”

Sempre com a intenção de desacomodar as pessoas idosas, o professor Telmo aposta ainda na participação ativa da Economia Solidária na Praça e nas ações de conscientização cidadã, trazidas pelos seguintes apoiadores: Programa Catavida, dedicado à educação social na reciclagem de resíduos sólidos e na divulgação da compostagem caseira, Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra) com orientações sobre castração de cães e gatos, Parcão na doação de pequenas mudas de árvores nativas e Procon no que diz respeito a direitos do Código de Defesa do Consumidor em relação ao público-alvo.

Outros voluntários para essa espécie de Dia D do Mês da Pessoa Idosa vêm da iniciativa privada e de entidades reconhecidas em suas ações de interesse público junto à comunidade hamburguense, como o Lions Clube Novo Hamburgo Centro e a Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC).

Agende-se
O quê: A Pessoa Idosa na Praça
Quando: sábado (dia 26), das 8h às 14 horas
Onde: Praça Punta del Este – Centro – Novo Hamburgo

Sair da versão mobile