NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo realiza mutirão para doação de sangue

Na próxima quarta-feira, 30 de outubro, acontecerá um mutirão para doação de sangue em São Leopoldo. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom) e o Grupo Movimento #Paz e faz parte da programação do Outubro Rosa em São Leopoldo.

O grupo leva os interessados em doar sangue até o Hemocentro em Porto Alegre. A saída está marcada para às 8h, em frente ao 25° Batalhão da Brigada Militar (BPM) – rua Marquês do Herval, 2.053, Centro. O retorno está previsto para às 12h, com desembarque no mesmo local.
O Movimento #Paz oferece transporte ida e volta gratuito, além de um lanche para os doadores. Os interessados podem entrar em contato com as organizadoras através do número (51) 992011723, Elusa, e (51) 998148566, Angela.

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, apresentar documento com foto, ter idade entre 16 (acompanhado de um responsável) e 69 anos e pesar no mínimo 50kg.
Além disso, o doador não pode estar em jejum ou ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12h e ficar sem fumar por pelo menos duas horas antes da doação.

Confira as restrições para ser um doador:
Impedimentos temporários:
● Gripe ou febre;
● Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses;
● Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana;
● Tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses;
● Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas);
● Herpes labial.

Impedimentos definitivos:
● Doença de Chagas;
● Hepatite após os 11 anos de idade;
● Ser portador dos vírus HIV (AIDS), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV;
● Uso de drogas injetáveis.

Botão Voltar ao topo