NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul lança licitação para contratação de serviços de sinalização de trânsito

Investimento com recursos da aplicação de multas está orçado em R$ 3,2 milhões

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) lançou uma licitação para contratação de serviços de manutenção da sinalização viária em ruas e avenidas de Caxias do Sul. O novo contrato prevê melhorias nas faixas de divisão das pistas, pedestres, retenções, legendas e meios fios, entre outras ações, em diversas vias da área central da cidade. O valor previsto no investimento é de cerca de R$ 3,2 milhões pelo período de 12 meses, valor financiado com recursos da aplicação de multas de trânsito. A verba é exclusiva para utilização em demandas de sinalização e outras ações viárias.

De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, a contração do serviço de demarcação das vias busca aumentar a segurança da comunidade e fazer com que a sinalização cumpra com a função de orientar motoristas e pedestres. Ele reforça que as ações na área central, por exemplo, são prioridade para a pasta e deverão ser realizadas tão longo o contrato com a empresa vencedora da licitação seja assinado. “A sinalização é uma importante ação de segurança e visa a orientação e a segurança dos nossos motoristas. Em alguns locais a pintura está bastante desgastada e iremos corrigir isso. Utilizaremos esse investimento para melhorarmos o ir e vir da comunidade, com foco na área central, que é onde as pessoas mais circulam”, destaca.

Além da força-tarefa no Centro, estão previstas a realização de demandas em locais recentemente pavimentados ou com previsão de asfaltamento, além de melhorias nos bairros e em trechos de vias do interior do município. No último ano, o contrato vigente atendeu a sinalização da avenida São Leopoldo e da rótula de acesso ao bairro Santa Fé, na RSC-453, por exemplo. Além da SMTTM, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) também possui demandas de sinalização de trânsito e que poderão ser realizadas no novo contrato em licitação.

Soares lembra que a SMTTM possui um setor com servidores responsáveis pela sinalização viária, mas que concentram o trabalho em demandas mais pontuais.

O edital nº 2019/202 está disponível no site da prefeitura (caxias.rs.gov.br). A concorrência será realizada no dia 25 de novembro, às 9h, na Central de Licitações (Cenlic), localizada junto ao Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, nº 1.333, bairro Exposição).

Botão Voltar ao topo